Vale a pena pedir demissão para estudar para a OAB?
O conteúdo da prova da Ordem é extenso. Por isso, muitos candidatos que trabalham se perguntam se vale a pena pedir demissão para estudar para a OAB. Será que é possível estudar ao menos as matérias mais relevantes trabalhando oito horas por dia?
Apontamos algumas considerações para ajudá-lo a tomar a melhor decisão!
Por que pedir demissão para estudar para a OAB?
Você tem uma resposta para essa pergunta? Se não parou para pensar nela, agora é o momento. É preciso ter clareza sobre o motivo que está fazendo você cogitar pedir demissão.
Se você está sem tempo nenhum para estudar, vale a pena ver se sua preparação para a OAB tem sido priorizada. Em caso de trabalho que causa muito estresse e interfere na rotina de estudos, é importante avaliar formas de amenizar esses efeitos.
Agora, você já quer largar o emprego logo por não se enxergar nele no futuro? Tente pensar no que realmente deseja e se é capaz de fazer algo a respeito. Antes de pedir demissão para estudar para a OAB, considere ações que contornem as razões que você apontou. Porque, em muitos casos, você pode estar apenas se autossabotando!
Além das razões, vamos a uma questão muito importante: você consegue se manter sem um emprego?
Você consegue se manter sem um emprego?
Você sabia que, segundo Tony Robbins, todo ser humano tem seis necessidades básicas? São elas:
- Certeza
- Conexão
- Variedade
- Significado
- Crescimento
- Contribuição
Pessoas que valorizam a “certeza” não gostam de atrasar contas nem de sair do planejamento. Elas também preferem juntar o dinheiro ao invés de fazer um financiamento e consideram o concurso público pela estabilidade.
Essa é uma necessidade básica da nossa sobrevivência, e por meio dela buscamos estabilidade, paz e segurança. Na prática, é uma maneira de evitar a dor e buscar o prazer.
A remuneração do trabalho é, assim, uma forma de satisfazer tal urgência. Se não há um plano B para manter sua situação financeira estável, você tem um problema em mãos. Desânimo, distúrbios alimentares, procrastinação e outros sofrimentos podem aparecer e acabar com sua intenção de estudar. Nesse caso, retomamos a pergunta: vale a pena pedir demissão para estudar para a OAB?
Lembre-se de que a aprovação no Exame de Ordem é um objetivo sem prazo certo. Caso demore um pouco, você está pronto para lidar com os impactos da falta de recursos financeiros? Se há alguém que pode “segurar a barra”, esse é um bom sinal. Mas, mesmo nesses casos, você pode sofrer com angústia, insegurança ou ansiedade. Avalie bem.
Vale a pena pedir demissão para estudar para a OAB?
Avaliadas essas duas questões – razões da demissão e manutenção do seu estilo de vida –, podemos pensar na resposta à pergunta principal. E ela pode variar muito. Não existe resposta certa, porque ela depende exclusivamente das características de cada pessoa.
Pode ser que você esteja precisando apenas de disciplina e organização na sua rotina de estudos para a OAB. Pode ser também que você valorize a necessidade de “variedade” – e a demissão traz a incerteza, o desafio, a surpresa e a aventura, o que pode te estimular.
Olhe para si e perceba que você sabe se vale a pena pedir demissão para estudar para a OAB. Deixo aqui duas questões adicionais para refletir:
As consequências da demissão são suportáveis? Quais são seus planos pós-aprovação?
Consequências suportáveis
O Brasil está imerso em uma crise político-econômica relevante. Será que seu pedido de demissão trará consequências suportáveis? A taxa de desemprego está alta, e pode ser difícil arrumar algo em curto prazo.
Essas são apenas provocações para você analisar se consegue suportar o que vem por aí após a demissão. Se está preparado para passar um período apenas estudando, sem que isso gere outros problemas, ótimo.
Planos pós-aprovação
Passar na OAB é uma etapa em sua vida. Depois dela, você deve fazer novas escolhas. Entrar para um escritório de advocacia ou abrir seu próprio escritório? Estudar para concursos? Alguns nem precisam de OAB, certo?
Considere quais são seus planos para entender se pedir demissão para estudar para a OAB faz sentido. Nem sempre faz, mas às vezes, diante das possibilidades, é a sua melhor escolha.
A resposta está dentro de você. Independentemente da sua próxima ação, conte com o blog do curso Prova da Ordem para ficar mais perto de sua aprovação!