Vale a pena estudar por resumos para OAB?
Você faz parte do time que utiliza inúmeros resumos para OAB em sua preparação para o Exame de Ordem? Se sim, é preciso conhecer o potencial desse material, mas sem fechar os olhos para técnicas e metodologias eficazes.
Vem com a gente que vamos te mostrar algumas questões para considerar!
Vale a pena estudar por resumos para OAB quando…
O estudo por resumos para OAB é eficiente em muitas ocasiões. Em primeiro lugar, você deve ter consciência de que esse material é muito objetivo. Ele deve trazer os principais pontos de um conteúdo mais extenso, como um livro de doutrina.
Após ler um texto enorme, você pode fazer seu resumo como se estivesse explicando esse conteúdo para outra pessoa. O foco aqui é absorver o conhecimento na sua rotina de estudos.
Mas será que vale a pena estudar por resumos para OAB? Em algumas situações, sim. Veja a seguir.
… o candidato consegue elaborar resumos eficientes
Todo mundo tem um amigo cujo resumo é quase do mesmo tamanho que o conteúdo original, certo? Se você não tem um amigo, você é a pessoa que faz resumos extensos.
Brincadeiras à parte, o resumo precisa cumprir seu objetivo de ser sucinto e servir como revisão da matéria. Por isso, se você não elaborar materiais eficientes para essa finalidade, sua preparação estará prejudicada. E como fazer bons resumos para OAB? Temos 4 dicas principais:
- Escrever o resumo à mão: é a forma que proporciona uma melhor memorização, o que não impede você de digitalizar depois.
- Usar siglas e abreviações: são formas de simplificar um conteúdo. Proposta de Emenda à Constituição pode virar PEC sem problemas, não é mesmo?
- Marcar as ideias principais: para conteúdos densos ou leves, o foco é separar as ideias centrais do material original. Assim, você pode se ater ao ponto mais importante da matéria.
- Atribuir cores: as cores são bons estímulos para a memória visual, o que pode ajudar na hora de memorizar conteúdos. Estabeleça um padrão de cores para saber o que é mais ou menos importante. Assim, sua mente fará a associação de forma automática.
…os materiais provêm de uma fonte confiável
Adotar os resumos para OAB em sua preparação é uma forma de ter maior produtividade nos estudos. No entanto, isso vai por água abaixo se você está se baseando em uma fonte duvidosa de conteúdo.
Sabe aquela apostila em PDF que você encontrou na internet, mas não tem nenhuma referência sobre a procedência? Ou aquele xerox que estava guardado na casa da sua amiga e ela te repassou?
Tudo isso pode estar desatualizado e ser um perigo na hora da preparação. Se você fizer resumos desses materiais, de nada adiantará!
Baixe GRATUITAMENTE nossa Ficha de Resumos EXCLUSIVA, para organizar seus estudos.
…os resumos para OAB se baseiam em conteúdos focados no Exame de Ordem
Você encontrou aquele PDF incrível de um dos maiores doutrinadores de Direito Civil. Excelente, se você estiver estudando para uma prova da Faculdade de Direito. Será que esse material servirá para a OAB? Será que seu resumo baseado nele terá utilidade em sua preparação?
Na hora de estudar para o Exame de Ordem, é fundamental buscar conteúdos focados nessa prova. Ela possui muitas particularidades que envolvem forma de cobrança da FGV, matérias relevantes e muito mais.
Na dúvida, veja aqui inúmeros materiais gratuitos do curso Prova da Ordem para ajudá-lo em sua preparação!
…o candidato alia esses materiais a outras técnicas de estudo
Os resumos para OAB, quando obedecem aos critérios que acabamos de pontuar, são ótimos materiais de estudo. No entanto, uma preparação completa alia teoria e prática.
Você sabia, por exemplo, que o estudo por questões comentadas para a OAB é um dos métodos mais eficientes de preparação? Ele ajuda a:
- estudar ativamente;
- ter o respaldo de profissionais;
- fixar melhor o conteúdo – da forma como a banca cobra;
- ficar por dentro dos assuntos mais relevantes;
- e, claro, conhecer o modelo de questões.
Estudar por resumos para OAB é uma boa forma de fixar o conteúdo, juntamente com as questões comentadas. Porém, lembre-se de que é importante ter boas fontes de estudo antes de fazer o resumo, ok?
Se precisar de algumas dicas para sua preparação, conte com o blog do curso Prova da Ordem!