Repescagem OAB: Estratégias de estudo
A Repescagem OAB permite que os aprovados na 1ª fase, mas reprovados na prova prático-profissional, não tenham que refazer a prova objetiva. Assim, podem seguir direto para a 2ª fase.
Vários candidatos se encontram nesta situação, motivo pelo qual devem pensar nas melhores estratégias de estudo. Quais são essas estratégias?
Saiba a data da repescagem da OAB
Para segurar a ansiedade, sua estratégia de estudo deve começar com alguns conhecimentos objetivos. Uma delas é saber a data da Repescagem OAB, que é sempre publicada em edital complementar. As inscrições para a repescagem são conhecidas após a divulgação deste edital.
Saber a data certa servirá para você elaborar seu roteiro de estudos de acordo com o tempo disponível.
Entretanto, podemos pensar a partir de algumas informações já conhecidas:
- Entre as duas fases há cerca de 60 dias;
- O período entre duas 2ª fases é de aproximadamente 120 dias;
- Entre a publicação do resultado final da 2ª fase e a prova prático-profissional, temos um intervalo de cerca de 80 dias.
Com isso em mente, você pode perceber que existe tempo de sobra para planejar e executar seu cronograma. A partir dessa tranquilidade, é hora da autocrítica.
Faça uma autocrítica
Esse tempo maior para estudar precisa ser utilizado de maneira estratégica, certo?
Portanto, sua próxima estratégia de estudo é fazer uma boa autocrítica para enxergar suas próprias deficiências e seus pontos fracos.
Você já tem em mãos o espelho de correção para fazer o diagnóstico do que errou na hora da prova. Com ele, é possível saber quais os pontos precisam de mais atenção na preparação para a Repescagem da OAB. Assim, você fica mais perto de passar na OAB!
Avalie a troca da disciplina
Após a autoavaliação, você poderá considerar outro ponto importante: trocar ou não de disciplina. Essa é uma vantagem de quem faz a repescagem, pois existe essa possibilidade.
Se você está convicto com a sua área, não se preocupe com isso. Caso contrário, dê uma olhada em nossas dicas para escolher a disciplina da 2ª fase.
Já adiantamos que sua opção deve acompanhar seu desempenho na respectiva área na 1ª fase da OAB. Se você foi bem na prova objetiva, a escolha foi boa. Se não, considere a mudança, pois é melhor levar em conta a matéria de melhor desempenho.
A propósito, a própria FGV já publicou estudos indicando que a maior parte dos reprovados escolhem uma área em que tiveram baixo desempenho na 1ª fase. Então, reconsidere este fator!
Organize-se para uma preparação mais profunda
Passadas as estratégias preliminares, é hora de se organizar para uma preparação mais profunda.
Você tem o tempo ao seu favor, lembre-se disso, e poderá explorar os conteúdos de forma mais abrangente. Além disso, já possui um razoável conhecimento sobre os assuntos.
Considere os assuntos em que sentiu mais dificuldade na preparação anterior e os tópicos que passaram batido. Seguindo o seu cronograma de estudo e o ritmo de leitura da doutrina, lembre-se de dar mais ênfase a eles.
Outro ponto da preparação profunda é a compreensão sobre a respectiva disciplina processual. Se você optou por Direito do Trabalho, por exemplo, consegue responder se domina de fato o Direito Processual Trabalhista? Diante de uma situação-problema, consegue resolvê-la sem a ajuda do professor, só com a consulta do Vade Vecum?
Se sim, ótimo. Se não, tenha em mente que você precisa saber achar a solução de cada hipótese. Você só será capaz de fazer isso com a compreensão do respectivo processo.
Essa é a deixa para sua última estratégia de estudo para a Repescagem da OAB!
Escolha um curso preparatório para a Repescagem da OAB
Para se preparar para a 2ª fase da OAB de maneira adequada, você deve ter bons métodos de estudo, estratégia e um cronograma adequado.
É possível conseguir tudo isso sozinho? Sem dúvidas. Mas quem não quer arriscar sua aprovação por uma preparação ineficiente, opta por um curso preparatório.
Com um curso, o candidato terá em mãos tudo que há de mais atual em sua disciplina. também conhecerá as técnicas para a resolução das peças e das questões e terá bons materiais.
Agora você já tem em mãos todas as estratégias de estudo necessárias para a Repescagem da OAB. A autocrítica é o passo inicial, mas é fundamental olhar para a possível troca de disciplina e se preparar de maneira profunda.
Veja como fazer uma boa preparação para a 2ª Fase na repescagem OAB!