Qual será o Futuro da Advocacia no Brasil?
A advocacia é uma profissão bastante prestigiada no Brasil e que oferece várias possibilidades para quem a escolhe. O profissional da área pode optar, por exemplo, por seguir carreira no campo jurídico ou ser advogado em um dos diversos campos do Direito.
Essas são algumas das razões pelas quais muitas pessoas decidem fazer Direito no país. Contudo, há uma questão sobre essa profissão que vem preocupando os estudantes de Direito e os advogados: qual será o futuro da advocacia no Brasil? 🤔
A seguir, vamos dar um panorama do cenário atual e mostrar quais serão os desafios do futuro da advocacia no Brasil, para que você possa se preparar. Continue lendo o nosso post e confira!
Como é o cenário atual?
Atualmente, os profissionais da advocacia vêm enfrentando certos desafios para serem bem-sucedidos na área, porque algumas mudanças já estão sendo aplicadas nesse setor. O modo de se relacionar com o cliente, por exemplo, mudou bastante.
Agora, o foco do profissional deve ser proporcionar uma boa experiência para o cliente, além de realizar um trabalho de qualidade. O advogado deve construir um relacionamento com a pessoa para quem ele presta serviço, fornecer um bom atendimento e sempre informá-la sobre o desenvolvimento do caso. 👥
Além disso, foram criados softwares e aplicativos que facilitam procedimentos e tornam a advocacia um campo menos burocrático. Sendo assim, os profissionais que já se encontram no mercado de trabalho precisam aprender rapidamente a lidar com essas formas diferentes de se fazer negócio e com as novas tecnologias para conquistarem os clientes. ⌨
Essas são algumas das mudanças que já estão sendo colocadas em prática no dia a dia dos advogados. No entanto, os profissionais da área acreditam que haverá ainda mais novidades no futuro da advocacia no Brasil.
E como será o Futuro da Advocacia no Brasil?
Para que você possa se preparar de forma adequada para o mercado de trabalho, vamos mostrar agora quais são as mudanças e tendências que devem tomar conta da área da advocacia brasileira no futuro. Confira! 🤓
Concorrência elevada
O Brasil possui 1,2 milhão de profissionais cadastrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Isso significa que o país possui um advogado para cada 174 habitantes. Além disso, o Brasil é o país que possui o maior número de faculdades de Direito no mundo, sendo mais de 1500 atualmente.
Ou seja, o mercado de trabalho da advocacia é concorrido no Brasil. Tudo indica que a disputa por serviços vai ficar ainda mais acirrada, já que o curso de Direito continua sendo um dos mais escolhidos pelos estudantes em vestibulares.
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, a busca por Direito está sempre nas primeiras colocações. Na segunda edição do exame em 2019, a procura por essa formação só ficou atrás das inscrições para o curso de Medicina. Foram 53.614 mil pessoas que se candidataram para esse curso, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Sendo assim, os estudantes que vão se formar em breve precisam estar preparados para lidar com a concorrência elevada. O melhor meio de fazer isso é encontrar uma forma de se destacar positivamente diante de tantos profissionais. 🎓
Profissionais especializados
Como a concorrência será grande no mercado de trabalho, uma tendência para o futuro da advocacia no Brasil é a de que os profissionais sejam cada vez mais especializados em uma área do Direito. Isto é, eles terão que fazer cursos constantemente, como uma pós-graduação ou um mestrado no campo em que desejam atuar, a fim de se manterem atuais e relevantes no mercado.
Ademais de se especializarem em áreas tradicionais do Direito, como a Civil ou do Trabalho, outra tendência será a migração de parte dos profissionais para campos da advocacia que estão surgindo e crescendo agora. Alguns exemplos são: Direito Ambiental, Digital, Energético e Compliance.
Como eles são relativamente novos, a demanda de trabalho é maior do que o número de profissionais especializados em cada uma dessas áreas. Por isso, é uma boa ideia ficar de olho nesses novos modelos de Direito.
Para se especializar nesses ramos, o profissional terá que fazer cursos voltados especificamente para o tema, porque dentro da grade curricular tradicional eles ainda não ocupam muito espaço. Então, quem quiser se adiantar terá que procurar uma pós-graduação, curso de extensão ou mestrado na área desejada. 🔎
Mudanças no cotidiano devido à digitalização
Como foi dito, atualmente, já existem softwares que facilitam a realização de determinados procedimentos burocráticos da área. Algumas das ferramentas criadas, por exemplo, se responsabilizam pelo pagamento dos clientes, fazem petições automaticamente e até pesquisas legais e jurisprudenciais.
Com a utilização desses softwares, os advogados têm mais tempo para se dedicar a atividades que são mais importantes, como resolver um caso. Ou seja, eles são capazes de otimizar os seus serviços.
Além disso, a digitalização facilita a comunicação entre profissional e cliente. Com ela, os limites geográficos não são mais um impedimento e os profissionais podem se comunicar com clientes ou outros advogados praticamente de qualquer lugar do mundo.
Por isso, uma das tendências do futuro da advocacia no Brasil é a de que os profissionais da área comecem a trabalhar com escritórios móveis e as salas físicas de atendimento diminuam bastante. Isso reduz custos e facilita a resolução de questões no cotidiano.
Essa digitalização da comunicação pode simplificar e até agilizar audiências, pois quando uma das partes não puder ir até o local, haverá a possibilidade de fazer a audiência virtualmente. 📡
Desafios do Marketing Digital frente ao estatuto da OAB
Para criar um relacionamento com o cliente e se destacar no mercado, profissionais da advocacia vêm utilizando o Marketing Digital. Uma das estratégias desse modelo é o Marketing de Conteúdo, em que o objetivo é conquistar clientes por meio de conteúdos informativos e relevantes, que auxiliem o usuário a resolver um problema.
Esse tipo de propaganda é permitido pelo Código de Ética da OAB, mas o profissional deve tomar muito cuidado ao executá-la. De acordo com o Art. 39:
- “A publicidade do profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”.
Ou seja, nestes conteúdos, o advogado não deve falar de si mesmo, de seu escritório, ou criar materiais que não sejam relevantes para o seu público. Produzir esse tipo de conteúdo é um desafio que os profissionais terão que enfrentar se quiserem se destacar e conquistar a confiança de seu público de forma ética. 📲
Acima, estão alguns dos principais desafios e tendências do futuro da advocacia no Brasil. Agora que você já sabe quais são eles, não perca tempo e comece a se preparar para o mercado de trabalho! 💼
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