Qual o melhor horário de estudo para OAB?
📌 Qual o seu cronotipo?
Antes de avançar você precisa identificar como funciona seu relógio biológico, descobrindo seu cronotipo através deste quiz adaptado livremente, sem valor cientifico, de ‘A self-assessment questionnaire to determine morningness-eveningness in human circadian rhythms, de Horne J.A & Ostberg O. Esta é uma versão do teste completo traduzido pelo Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP, disponibilizada pela Revista Galileu.
👉 QUIZ: DESCUBRA O SEU CRONOTIPO
Dica: Você pode, ainda, fazer um teste prático utilizando a Plataforma de Questões Comentadas do Curso Prova da Ordem. Realize um simulado em cada horário, depois veja o seu desempenho em cada um deles para definir em que período do dia seu rendimento cognitivo é melhor.
Definindo o seu cronotipo, vamos às dicas específicas para cada horário de estudo.
📌 Dicas para estudar de manhã
Se você é matutino, espécie rara que tem a sua maior produtividade no período da manhã, parabéns. Em que pese possa variar o horário em que cada um possa ter um melhor desempenho cognitivo, há consenso no meio científico de que o cérebro está mais descansado e, portanto, funcionará melhor, no despertar, logo após o sono recuperador.
Também é um bom horário pela circunstância de ficar livre para resolver os problemas e as rotinas do dia. Não obstante, como a maioria das pessoas não costuma acordar muito cedo, você será menos perturbado por distrações de todos os tipos.
Se você decidir estudar pela manhã:
⚜️ 1 – Não estude sem se alimentar
A alimentação é um dos pilares de qualquer projeto que uma pessoa resolva desenvolver. E, pela manhã, após horas em jejum, é ainda mais importante injetar energia no corpo para começar bem o dia. Estudar de estômago vazio é um grande erro. A atividade cerebral consome tanta energia quanto a prática de exercícios físicos, não se engane.
Confira 👉 Alimentação para melhor desempenho no Exame da OAB
⚜️ 2 – Impulsione o seu despertar
Considerando que você está saindo de um período de total repouso, o seu corpo precisará de alguns instantes para se colocar em plena disposição para começar o dia. É como se fosse o tempo de inicialização de um computador, a primeira vez que ligamos sempre demora mais.
Por isso, considere começar o dia com alguma bebida energizante, como um café ou chá.
⚜️ 3 – Deixe seu material de estudo organizado antes de dormir
Essa é uma dica que se aplica a qualquer horário de estudo, mas pela manhã ela é ainda mais útil, uma vez que você não irá dispender energia para organizar tudo antes de estudar. É desestimulante ter que organizar e separar o material. Para evitar esse atraso, tente deixar tudo pronto para no dia seguinte acordar e poder utilizar todo seu esforço ao estudo.
📌 Dicas para estudar à tarde
Provavelmente um dos horários de estudo menos utilizados, pois normalmente é quando as pessoas desenvolvem suas principais atividades do dia. Mas se você possui este horário disponível e quer tirar o melhor proveito dele, atente para o seguinte:
⚜️ 1 – Evite refeições pesadas
Alimentos com alto índice de gordura, exigem mais do sistema digestivo. E, consequentemente, causam sonolência, uma vez que o corpo estará direcionando suas forças para a digestão desta refeição. Por isso, prefira alimentos com baixo índice de gordura. Os alimentos integrais também ajudam a manter a sensação de sacies por mais tempo. Sempre lembrando que é indicada a consulta de um profissional da área de nutrição.
⚜️ 2 – A soneca salvadora
Não são todas as pessoas que possuem o privilégio de ter tempo livre suficiente para tirar uma soneca antes de realizar suas atividades durante a tarde. Mas se você tem esse tempo disponível para estudar, considere dormir de 15 a 30 minutos após o seu almoço antes de começar os estudos.
Além de restabelecer o seu desempenho cognitivo que já está desgastado pelo decorrer da manhã, isso ajudará na sua digestão. Deixando seu corpo mais disposto e sua mente mais esperta.
⚜️ 3 – Tome um banho gelado
O banho gelado quebrará a sua sonolência, que é corriqueira no período da tarde, principalmente no primeiro horário, após a refeição. Por isso, tomar um banho gelado pode ajudar a contornar esse obstáculo.
📌 Dicas para estudar à noite
Estudar à noite é muito comum, principalmente para a maioria dos brasileiros que precisa trabalhar durante o horário comercial e possuem apenas o fim do dia livre para se dedicar aos estudos. Mas apesar de ser o período em que sua mente mais está cansada, também é um horário que costuma ser silencioso e pode muito bem render bons frutos.
Vejamos algumas dicas para quem prefere ou precisa estudar à noite:
⚜️ 1 – Evite comer algo pesado
Mais uma vez a dica da alimentação para evitar a sonolência. Mas vale repetir, pois estudar com sono é melhor não estudar. A mente deve estar esperta para que você possa desenvolver satisfatoriamente a sua preparação. Por isso, faça um lanche leve e evite alimentos com alto teor de gordura.
⚜️ 2 – Avise que você vai estudar
A noite também costuma ser o horário em que todos estão em casa, portanto é mister que você informe as pessoas próximas que durante o tempo X você não pode ser interrompido(a). O seu cérebro, por estar mais cansado do que o normal, demoraria ainda mais tempo para recuperar o raciocínio a cada interrupção.
⚜️ 3 – Se estiver estressado, medite
Considere que você teve um dia inteiro de atividades e que seu corpo e sua mente já não são os mesmos desde a manhã. Por isso, relaxe alguns instantes antes de cair de cabeça nos livros. Respire fundo, esvazie a mente e concentre-se na tarefa que você vai realizar a partir de agora, deixando para trás todo o resto. Faça isso sempre que você se sentir ansioso, desmotivado ou com os pensamentos desorganizados, para só depois estudar.