Qual é a melhor forma para estudar para a OAB?
Será que existe uma melhor forma para estudar para a OAB? Há muitas teorias a esse respeito, e já sabemos que a técnica mais adequada é a resolução de questões. Mas ela sozinha não faz milagres! É preciso ter um conjunto de boas práticas, confira a seguir!
Qual é a melhor forma para estudar para a OAB?
A melhor forma para estudar para a OAB é aquela que reúne:
- um bom planejamento;
- a resolução de questões;
- um curso preparatório.
Com um bom planejamento
Qualquer processo de aprendizado demanda método. Isso significa que você precisa de um bom planejamento, um roteiro de estudos e muito esforço. Essa é a melhor forma para estudar para a OAB, pois mantém você focado!
Não se esqueça de incluir em seu planejamento as atividades que agregam ao seu bem-estar – como exercícios físicos, boa alimentação e sono. Além disso, na hora de preparar seu cronograma de estudos:
- pense no tempo diário disponível e nas disciplinas de cada dia;
- alterne as disciplinas mais fáceis e as mais difíceis;
- defina a carga horária e o melhor turno de estudo.
Outro ponto importante do seu planejamento são as fontes de estudo. Tenha sempre materiais atualizados e confiáveis, além de um Vade Mecum turbinado!
Exemplo: melhor forma para estudar para a OAB em 30 dias
Como mostrar a importância de um planejamento na hora dos estudos? Com exemplos! Será que é possível passar pelas 17 (ou mais) matérias e 80 questões em 30 dias?
É impossível ler tudo do edital, mas dá para focar o que é imprescindível. Por isso, se você tem somente um mês para se preparar, a melhor forma para estudar para a OAB em 30 dias é a seguinte:
- Aposte na resolução de questões.
- Leia materiais resumidos (apostilas e resumos confiáveis).
- Conheça os temas e as matérias mais cobrados, bem como os assuntos mais recorrentes.
Seguindo essas três dicas básicas, você terá grandes chances, mesmo com pouco tempo!
Com simulados e questões comentadas por especialistas
Você já sabe que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca organizadora do Exame de Ordem, certo? Mas por acaso conhece o estilo da prova e o modo de cobrança nas questões? A FGV, por exemplo, costuma cobrar não jurisprudência na 1a fase, mas a lei seca em questões multidisciplinares.
A melhor forma de estudar para a OAB, então, é conhecendo a banca por meio das questões de provas anteriores. Não quer perder tempo montando seus próprios simulados ou buscando essas provas? Utilize uma plataforma que o ajude a se preparar por meio de questões comentadas.
Na Plataforma de Questões Comentadas para a OAB do curso Prova da Ordem, você pode inclusive aproveitar nosso roteiro de estudos para a 1a fase. Além disso, o aluno otimiza os estudos e reforça seu conhecimento em disciplinas de maior dificuldade. Sem falar que consegue estudar conforme o planejamento.
Vale destacar que as questões são comentadas por especialistas na prova. Isso auxilia bastante o aluno na hora de tirar dúvidas.
Com um curso preparatório
Os cursos preparatórios são a melhor forma para estudar para a OAB. Isso porque eles trazem tudo que apontamos até o momento: roteiros de estudos estruturados e planejados, materiais confiáveis e no tamanho certo para a prova, muitos simulados e questões.
Em outras palavras, eles garantem o direcionamento necessário para os alunos e contribuem para que se sintam mais seguros.
Estudar com o Prova da Ordem, por exemplo, é ter orientação em cada etapa do exame. Oferecemos um roteiro de estudos para cada fase e muito mais, veja:
- Plataforma exclusiva com mais de 2.500 questões comentadas.
- Blog para complementar e auxiliar nos estudos com dicas, boas práticas e materiais adicionais.
- Apostilas para a 1a fase (24 apostilas em PDF completas e atualizadas com os assuntos que mais caem na prova).
- Curso on-line para a 2a fase (aprofundamento dos assuntos mais cobrados e das peças processuais com aulas, exercícios, simulados e apostilas).
A melhor forma para estudar para a OAB é unir planejamento, resolução de questões e um bom curso preparatório. Com isso, o aluno consegue se preparar de forma global e organizada.