Quais são os assuntos cobrados na 2ª fase da OAB?
Conhecer os assuntos cobrados na 2a fase da OAB é importante para direcionar os estudos da melhor forma. O candidato possui cerca de 5 semanas para se preparar para essa etapa e deve otimizar o tempo.
Conheça a seguir os assuntos cobrados na 2a fase da OAB em cada matéria!
Assuntos cobrados na 2a fase da OAB
Um estudo estratégico para a OAB envolve técnicas de estudo e roteiro. Ao elaborar seu plano de aprovação, considere os assuntos cobrados na 2a fase da OAB mais recorrentemente. Conheça-os!
Direito Constitucional
Nas últimas provas, os assuntos cobrados de Direito Constitucional foram diversos. No entanto, temos alguns mais recorrentes, como Competência para legislar e Organização dos Poderes.
Quando ampliamos os exames (II a XV), podemos separar os assuntos incidentes nas questões e nas peças. Veja:
- Questões: Controle de Constitucionalidade, Processo Legislativo, Poder Legislativo
- Peças: Mandado de segurança individual, Recurso Extraordinário, Recurso Ordinário Constitucional, ADI, Petição Inicial e Ações Constitucionais
Direito Administrativo
O assunto que está sempre presente na 2a fase da OAB de Direito Administrativo é o de Licitações e Contratos Administrativos. O Processo Administrativo Disciplinar também é um tema recorrente.
Entre os exames II a XI, a licitação e os contratos administrativos permanecem muito presentes. Porém, o destaque maior é para Intervenção na propriedade e Desapropriação. Vale destacar ainda os seguintes assuntos cobrados na 2a fase da OAB de Direito Administrativo:
- Responsabilidade do Estado.
- Controle da Administração.
- Agentes Públicos.
Nas peças, a Apelação, a Ação Anulatória e o Mandado de Segurança apareceram com maior frequência.
Direito Civil
Os últimos exames da 2a etapa para Direito Civil apresentaram os seguintes temas: Responsabilidade Civil, Direito de Família, Contratos e Prescrição. Ao ampliarmos para os exames passados, os assuntos cobrados na 2a fase da OAB disseram respeito a:
- Família e sucessões.
- Direito das Obrigações.
- Processual.
- Código de Defesa do Consumidor.
- Direito das Coisas.
Inicial, Apelação, Agravo de instrumento e Embargos de terceiro foram as peças mais cobradas nos exames após a unificação.
Direito Empresarial
Os temas sobre Sociedades Empresárias e Títulos de Crédito estão sempre presentes na 2a fase de Direito Empresarial. Em seguida, aparecem os assuntos sobre Falências e Sociedades Anônimas.
Nas peças, vimos a ação de execução por quantia certa fundada em título executivo extrajudicial aparecer duas vezes. Na mesma frequência, a ação de resolução de sociedade cumulada com apuração de haveres.
Direito Penal
Os assuntos cobrados na 2a fase da OAB de Direito Penal são aqueles relativos a Tipificação e Questões Processuais Gerais, como nulidades e provas ilícitas.
Nas peças de Direito Penal, vimos com maior frequência a Apelação, as Alegações finais por memoriais e a Resposta à acusação.
Direito Tributário
A prova de 2a fase de Direito Tributário é bastante focada na parte geral do Código e nos impostos em si. Veja a seguir os assuntos mais cobrados:
- Crédito, responsabilidade e obrigação tributária.
- Princípios e imunidades.
- Impostos em espécie.
- Processo judicial.
Mandado de segurança, Repetição de Indébito + Ação Declaratória de Inexistência de Relação Jurídica, Agravo e Embargos à Execução foram as peças tributárias mais comuns.
Direito Trabalhista
Por fim, fechando a lista das 7 disciplinas possíveis para a 2a fase da OAB, a recorrência dos assuntos de Direito Trabalhista segue essa ordem:
- Recursos.
- Salário e Remuneração.
- Jornada.
- Normas Coletivas.
- Prescrição.
- Adicionais.
Já nas peças de Direito do Trabalho, a Contestação apareceu 11 vezes nas últimas provas. O recurso ordinário foi cobrado 10 vezes, e a Reclamatória Trabalhista, 6 vezes.
Após conhecer os assuntos cobrados na 2a fase da OAB, o candidato pode direcionar sua preparação. O ideal é sempre se programar para passar pelo edital da melhor forma. Porém, na falta de tempo, este é um ótimo guia para estudar com eficiência.
Precisa de outras dicas de estudo para o exame da Ordem? Conheça nosso blog!