Por que escolher Direito Penal na 2ª Fase da OAB?

Por que escolher Direito Penal na 2ª Fase da OAB?

Direito Penal na OAB não é uma disciplina mais fácil ou mais difícil em relação às outras. Não existe uma matéria que deve ser obrigatoriamente escolhida pelo candidato. Mas, existem algumas questões que todos devem considerar na hora da inscrição. 

Vamos pensar juntos: por que escolher Direito Penal na 2ª fase do Exame de Ordem?

As peças de Direito Penal da OAB são facilmente identificadas

Existe um certo desespero dos candidatos em relação ao número de peças possíveis para Direito Penal na 2ª fase. Em questão de quantidade,elas são  realmente numerosas. Porém, existem duas boas notícias sobre isso: são facilmente identificadas e a banca tem suas preferências.

Sobre a fácil identificação, os enunciados são claros e bem elaborados. Com uma boa preparação e o auxílio de um curso preparatório, é possível aprender palavras-chaves que ajudam a identificar a peça ao ler o enunciado. 

Lembre-se também de que os atos processuais são bem definidos e delimitados, o que auxilia bastante na identificação.

Sobre as peças mais cobradas em Direito Penal na 2ª Fase OAB, elas realmente existem! Memoriais, Resposta à Acusação e Apelação figuram no topo da lista de cobrança antes e depois da unificação. Vale também dar uma olhada em RESE, que já foi cobrada mais de uma vez após a unificação.

As teses de mérito são bem delimitadas

Outro motivo para escolher Direito Penal na OAB é a delimitação das teses de mérito. Elas giram em torno de assuntos bem específicos. São eles: ilicitude, excludentes de tipicidade, culpabilidade, autoria e materialidade

Já quanto às teses preliminares, você conseguirá retirá-las diretamente do enunciado. É possível, sim, identificar e separar facilmente as teses de mérito e as teses subsidiárias. Isso te traz mais segurança na hora da prova. Esse é, inclusive, um dos motivos para a matéria levar a um grande índice de aprovação na 2ª Fase.

Aproveite para conhecer as súmulas do STF e STJ sobre Direito Penal separadas por assunto!

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Nosso curso de 2ª Fase da OAB em Direito Penal possui aulas super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV.

Saiba maisrecomendado

É uma matéria que pode ser escolhida mesmo por quem não tem afinidade

Escolher uma disciplina para a 2ª fase não é difícil quando você tem grande afinidade com alguma delas, certo? Mas, e se você não tiver?

Esse é um dos motivos para optar por Direito Penal na OAB. Você não precisa ser um especialista na matéria ou gostar profundamente dela. O fato de ela apresentar assuntos cotidianos é um ponto positivo. 

Afinal, ela trata de assuntos de enorme importância para um indivíduo, como liberdade, ampla defesa e contraditório, dignidade, execução de pena justa, e outros. 

Por isso, mesmo que você não se identifique com a matéria ou goste dela, saiba que é possível aprendê-la com o único fim de passar na OAB. 

Uma boa forma de se preparar é seguir nosso roteiro de estudos para 2ª Fase da OAB.

O Direito Penal como escolha de atuação profissional

Por fim, o último motivo para escolher Direito Penal na OAB é pensar no futuro e em sua atuação profissional. Vemos com frequência que os candidatos que gostam muito da matéria têm o claro desejo de atuar na área. 

Portanto, para alcançar esse objetivo (e sonho, em muitos casos), é preciso obter aprovação na OAB. Isso se torna mais fácil quando há essa motivação extra.

Há alunos que, inclusive, buscam por cursos preparatórios para aumentar as chances de passar na OAB. É o caso do curso Prova da Ordem de Direito Penal.

Nesse contexto, os professores são ainda mais valiosos. Afinal, passam conhecimento sobre peças e teses que serão utilizadas pelo candidato quando for advogado, promotor ou defensor público.

Vale destacar também que os cursos ajudam os candidatos a saber como estudar Direito Penal para o Exame da OAB da melhor forma.

Direito Penal na OAB pode ser sua melhor opção por causa das peças facilmente identificáveis ou pela afinidade.

Seja como for, é fundamental ter uma boa preparação. Precisa de uma ajuda nos estudos para a 2ª fase? Veja o que estudar em Direito Penal para o Exame da Ordem