Para sua Organização nos Estudos para OAB, Papel e Caneta é Suficiente!
Se para organizar melhor a sua rotina de estudos você já recorreu às agendas online, diversas opções de aplicativos organizacionais, gadgets eletrônicos de todo tipo e só o que você conseguiu foi ficar ainda mais perdido e desorganizado, esta publicação foi escrita para você!
Acredite, com apenas um caderno em branco e uma caneta, é possível otimizar sua organização nos Estudos para OAB de forma tão eficiente quanto se fizesse uso de todas as parafernalhas ferramentas eletrônicas ao mesmo tempo.
Claro, não funciona para todo mundo, mas se você faz o tipo criativo e tem dificuldade para adaptar-se à organização com o uso da tecnologia, esse pode ser o caminho ideal para você.
A proposta do método Bullet Journal (BuJo), idealizado por Ryder Carroll, designer de produtos digitais, é simples: trazer um sistema analógico para a era digital.
Ele propõe que com um simples, bom e velho, papel e caneta, você pode colocar a sua vida no lugar, além de se distanciar das ansiedades e distrações que o mundo tecnológico proporcionam. E, dessa forma, alcançar um nível de organização mais satisfatório e efetivo.
Além disso, por ser um método convencional – mais lúcido – funciona quase como uma terapia.
No guia de uso oferecido no site oficial do projeto, é apresentado um planejamento que segue a ordem do objetivo maior para o menor. Ou seja, você pensa no ano, depois mês, então semana e, por último, no seu dia.
Além de estimular a criatividade do usuário, o BuJo adapta-se a qualquer projeto, até mesmo para melhorar sua Organização nos Estudos para OAB.
E para que você entenda um pouco mais sobre esse método e possa começar o seu BuJo, farei uma introdução sobre cada ponto que deve ser observado para a sua confecção.
Pode ser a oportunidade de salvar sua Organização nos Estudos para OAB.
📌 1 – Faça uma Lista de Tarefas da Semana para sua Organização nos Estudos para OAB
Ao início de cada semana, pense no que você pretende realizar até o final dela, sem determinar datas, apenas pontuando para posteriormente dividir no tempo disponível.
No seu caso, que estuda para Exame da OAB, estabeleça quais matérias você pretende estudar durante esta semana e depois distribua em ordem de prioridade em cada um dos dias disponíveis.
📌 2 – Separe uma página para seus objetivos e método de estudo
Também é interessante que você disponha, em uma folha separada, um destaque para o seu objetivo (Aprovação no Exame de Ordem) e o método que você está utilizando.
⚜️ Abordando este tópico de forma Prática
Objetivos: Realizar 2700 questões até o dia da prova.
Método: resolução de questões 30 online por dia + revisar os comentários das questões + aprofundamento nas Apostilas em caso de dúvida.
📌 3 – Acompanhar hábitos e tarefas diários
Para o devido acompanhamento de suas tarefas, você deve ter também um tipo de diário de hábitos e tarefas realizadas.
Ou seja, nele você irá apontar tudo o que fez durante o dia (Ex.: Dormi depois do almoço; Estudei; Limpei a casa; fui ao Cinema; Resolvi 80 questões; Li 80 páginas etc.). Não importa se você deixar uma coisa ou outra de fora, mas anote aquilo que você julgar relevante para ser apontado.
Com isso, você será capaz de visualizar e acompanhar melhor o que você faz durante o dia, para que posteriormente consiga avaliar com maior precisão o porquê de ter rendido mais o seu estudo em determinado dia; ou mesmo o porquê de não ter sido tão produtivo, baseando-se na análise dos dados coletados.
Esta é uma boa forma também de avaliar seu progresso e de manter sua conexão com o seu BuJo.
📌 4 – Usar códigos de cores e lembretes
Em se tratando de um método organizacional mais criativo, também é recomendado que no uso do seu BuJo você utilize livremente adesivos ou canetas colorida. Dividir as tarefas por cores ajuda a separar categorias de tarefas (matérias mais e menos importantes para ser estudada, por exemplo).
Além disso, o uso de cores e códigos personaliza o seu ambiente de anotações, fazendo com que você tenha maior intimidade e agilidade na hora de buscar alguma informação na sua agenda.
📌 5 – Centralize a sua organização
Por ser uma plataforma livre e totalmente customizável, o BuJo é perfeito para que você não deixe as suas ideias, projetos, planejamentos e anotações espalhadas em diversas agendas ou ferramentas de anotações virtuais; o que dificulta sua busca e edição no dia-a-dia.
Para tanto, basta você colocar um título em cada página do seu BuJo e pronto!
Simples e, acredite, muito libertador.
Se você gostou da ideia e quiser buscar por sugestões de organização e utilização do seu BuJo, basta fazer uma simples busca com as palavras-chave “Exemplos Bullet Journal” no Google, que você irá encontrar milhares de adeptos deste método compartilhando dicas e fotos dos seus caderninhos analógicos na internet.
E lembre-se, o BuJo não possui um formato específico, você pode fazê-lo como achar melhor, de forma totalmente livre!
Aproveito, ainda, para deixar um vídeo elaborado pelo próprio idealizador do Bullet Journal para ilustrar um pouco melhor sua proposta.
(Legendas em português disponíveis)
📌 6 – Não gostou do Bujo? Conheça nosso Roteiro para 1ª Fase da OAB
Se você não curtiu a ideia do Bujo, recomendo que você faça o download do Roteiro de Estudos para 1ª Fase da OAB do Curso Prova da Ordem.
Nele você encontrará o que estudar em cada um dos dias que faltam para a prova objetiva, com foco nos assuntos mais cobrados no certame ao longo dos anos.
👉 Para baixar o Roteiro de Estudos OAB 1ª Fase, clique aqui!
Referências:
[1] Bullet Journal