OAB: estudar por questões comentadas vale a pena?
Estudar por questões comentadas para a OAB pode levar o candidato à aprovação. Certamente, é um método eficaz que deve ser aliado a outros, como o estudo da lei. Em sua rotina de estudos, separe um tempo para fazer exercícios.
Se você ainda não se convenceu de que estudar por questões comentadas vale a pena, fizemos algumas considerações a seguir!
Estudar por questões comentadas para a OAB vale a pena?
Sem dúvidas! O estudo por questões comentadas para a OAB é um dos métodos eficientes para se preparar para a prova da ordem. De forma resumida, ele ajuda o candidato a:
- Praticar o estudo ativo: estudar ativamente é colocar em prática as informações absorvidas. Quanto mais praticar, melhor será seu resultado, porque conseguirá identificar o erro durante o treino. Assim, não errará na hora da prova.
- Ter o respaldo de profissionais: as questões comentadas trazem a análise profissional do exercício, garantindo a confiabilidade das informações.
- Fixar melhor o conteúdo: como a FGV gosta de cobrar muitas questões de lei seca, as questões comentadas ajudam a fixar melhor o conteúdo.
- Ficar por dentro dos assuntos: o estudo por questões acaba sendo uma grande revisão sobre os temas do edital.
- Conhecer a prova: isto é, saber o modelo de questões, o estilo de cobrança e os artigos mais cobrados.
No entanto, estudar por questões comentadas para a OAB só valerá a pena se você souber como fazer esse estudo.
Como fazer um estudo prático eficiente?
O estudo prático é importante para qualquer candidato. Aqueles que não têm muito tempo para se preparar podem investir ainda mais na resolução de questões. Quem possui meses até a prova da ordem, porém, pode adquirir conhecimento sobre os temas antes de resolvê-las.
O importante aqui é ter em mente a qualidade e a eficiência desse estudo. Não basta responder milhares de questões e pronto. É interessante analisar enunciados e alternativas, encontrando erros e acertos em cada uma delas.
Ler os comentários antes de tentar justificar sua resposta, por exemplo, não é eficaz. Pelo contrário, consulte suas fontes de estudo caso não saiba a resolução. É assim que se pratica o estudo ativo.
E como iniciar um estudo prático para além dessas dicas gerais? Nós temos algumas sugestões!
Faça questões comentadas, provas antigas e simulados
A Plataforma de Questões Comentadas para a OAB, do curso Prova da Ordem, é um ótimo meio de iniciar seu estudo prático. São mais de 2.500 questões comentadas que ajudam o candidato a ter êxito na 1a fase da OAB. Sua grande vantagem é ter foco total nas questões da prova da ordem.
O estudante consegue, inclusive, montar seu próprio simulado. Para finalizar, pode acessar as principais estatísticas da prova objetiva, com os assuntos e artigos mais relevantes. E por que isso tudo é importante?
Porque as questões comentadas, as provas antigas e os simulados colocam à prova o estudo teórico. Cada um tem seu benefício. Nas questões comentadas, o aluno pode se aprofundar na explicação. Com as provas antigas e os simulados, pode se preparar para o dia da prova como se estivesse lá.
Atente às pegadinhas
A FGV, responsável pela prova, gosta de trazer questões ambíguas para confundir os candidatos. Essas pegadinhas estarão presentes ao estudar por questões comentadas para a OAB. Com a prática, você conseguirá identificá-las e evitará os erros. E fará isso inclusive na hora da prova, pois muitas pegadinhas se repetem.
Caso não consiga resolver a questão durante sua preparação, não se preocupe. Consulte o comentário do professor e veja qual foi o raciocínio aplicado à questão.
Estude as questões mais recorrentes na prova da ordem
Imagine que você já fez centenas de questões, identificou pegadinhas e acredita que sua preparação está ótima. É um excelente caminho, sem dúvidas. Mas você reparou que existem temas recorrentes?
Seja nas provas mais recentes, seja nas mais antigas, há questões e artigos mais cobrados. Se quiser ter êxito no exame, saiba exatamente quais são eles e invista nos exercícios! A chance de cair algo semelhante na sua prova é grande.
Estudar por questões comentadas vale a pena quando o estudo é eficiente. Simulados, provas passadas, pegadinhas, temas recorrentes, tudo isso pode ajudá-lo na aprovação. Veja outras dicas de preparação para o exame da ordem em nosso blog!