Matérias que você deve priorizar no exame da OAB
Você pegou o edital do Exame de Ordem e se deparou com 17 disciplinas. Nem com todo o tempo e a dedicação do mundo é possível passar pelo conteúdo completo. E agora? É hora de entender as matérias da OAB e saber o que priorizar.
Uma ótima estratégia de preparação é dar foco para as disciplinas de maior peso do exame. Conheça a seguir as matérias da OAB que devem ser priorizadas para chegar mais perto de sua aprovação!
Matérias da OAB: quais priorizar?
Antes de conhecer as matérias da OAB que devem ser prioridade, vamos aos fatos. São 80 questões e 17 disciplinas (esse número pode aumentar devido à mudança na grade curricular do curso de Direito).
Qual é a estratégia de estudo mais inteligente, considerando esse vasto edital? Entender se a FGV, banca responsável pelo certame, tem preferências. A começar pelo número de questões de cada disciplina, sim.
- Ética é uma matéria cobrada 8 vezes. Nenhuma matéria é tão “querida”.
- Por outro lado, Direito Internacional não está entre as disciplinas preferidas da banca, pois aparece em duas questões.
- O mesmo acontece com Filosofia do Direito, ECA e Direitos Humanos.
Portanto, sua prioridade serão as matérias da OAB que ocorrem com maior frequência na prova objetiva. Elas contabilizarão mais pontos no exame, aumentando suas chances de aprovação.
As matérias da OAB que apontaremos a seguir totalizam 47 questões da 1a fase. Isso significa quase 60% da prova. Você só precisa de 50% de acertos para passar para a 2a fase. Parece um bom negócio focar essas disciplinas!
Ética
São 8 questões de Ética e do Estatuto da OAB em sua prova. Sozinha, essa disciplina abrange 10% da 1a etapa. A boa notícia é que essa relevância não é acompanhada de uma extensa legislação. Pelo contrário: seu conteúdo é relativamente menor, então suas chances de acerto ao focar essa matéria são altas!
Alguns assuntos estão sempre presentes, como:
- órgãos da OAB;
- Direitos e Prerrogativas do Advogado;
- Honorários Advocatícios;
- Infrações e Sanções Disciplinares;
- Processo Disciplinar.
Direito Civil e Processual Civil
As matérias da OAB de Direito Civil e Processual Civil totalizam 14 questões na 1a fase (7 questões cada). Por isso, devem ser priorizadas, sem sombra de dúvida. Para se sair bem em Direito Civil, foque:
- Direito das Sucessões;
- Contratos;
- Direito de Família;
- Direito das Obrigações.
Já em Processo Civil, dê mais atenção para:
- Recursos em Espécie;
- Processo de Execução;
- Cumprimento de Sentença;
- Procedimentos Especiais.
Direito Constitucional e Direito Administrativo
Enquanto o Direito Constitucional aparece em 7 questões, o Direito Administrativo aparece em 6 questões. São matérias da OAB que também integram o grupo que deve ser priorizado na hora dos estudos.
Para a prova objetiva de Constitucional, foque Controle de Constitucionalidade em primeiro lugar. Depois, faça muitas questões comentadas de:
- Ações Constitucionais;
- Direitos Individuais;
- Organização do Estado;
- Ordem Social.
Em Direito Administrativo, priorize estudar Agentes Públicos e Serviços Públicos e Intervenção do Estado na Propriedade.
Direito Penal e Processo Penal
As matérias da OAB de Direito Penal e Direito Processual Penal totalizam 12 questões no exame. Cada uma aparece em 6 questões e inclui assuntos preferidos da banca.
Para ir bem na prova de Direito Penal, sua atenção deve se voltar principalmente para Crimes em Espécie e Tipicidade. Mas não deixe de ler também sobre crime consumado e tentativa, bem como Concurso de crimes e Extinção da punibilidade.
Em Direito Processual Penal, os assuntos mais recorrentes são:
- os recursos;
- as provas;
- a Ação Penal;
- a prisão e a liberdade provisória;
- a jurisdição e competência.
Quando o estudante sabe quais matérias da OAB priorizar, suas chances de ir bem na 1a fase são maiores. A banca tem preferências que, estatisticamente, vêm se repetindo. Portanto, foque seus estudos de acordo com esse comportamento.
Para mais dicas de aprovação na OAB, acesse o blog do curso Prova da Ordem!