Como TURBINAR seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB?
Aprender a TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB é essencial para a sua aprovação. A prova oferece grande dificuldade, e a matéria é muito extensa. O uso de um material encorpado pode auxiliá-lo na sua trajetória para a aprovação.
Veja como deixar seu Vade Mecum incrível e dentro das regras do edital!
Como TURBINAR seu Vade Mecum dentro das regras?
Conhecer as regras do edital do exame é o primeiro passo de uma boa preparação para passar na OAB. Vamos lembrar algumas normas importantes quanto ao uso de material? A primeira delas é que a utilização do Vade Mecum é permitida somente para a prova prático-profissional. Mas há muito mais pela frente, veja!
1 – Conheça o edital
Para TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB sem gerar problemas com fiscais de prova, conheça o edital. Nele constam todas as permissões e proibições a respeito de marcações e outros itens. A seguir, veja uma imagem do edital de abertura:
Vamos esmiuçar essas considerações da banca?
O uso de marca-texto e a remissão direta são permitidos
Utilizar marca-texto para sublinhar, circular e/ou grifar artigos ou leis de seu Vade Mecum é permitido. Você pode escolher diferentes cores, isso fica a seu critério. O mesmo se aplica à caneta esferográfica e ao lápis.
Se você deseja fazer setas para correlacionar dois ou mais artigos próximos que julgar pertinentes, vá em frente. Não há problema algum! Quer usar clipes para separar conteúdos? Isso também é permitido!
Escrever diretamente no código para fazer as remissões também é permitido. Para deixar você ainda mais seguro, existem regras ao TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB com as remissões diretas. Conheça-as:
- Cuidado com remissões longas (melhor evitar problemas com o fiscal).
- A remissão não pode, de forma alguma, indicar a estruturação de uma peça jurídica.
- A remissão deve ser simples e direta, indicando somente o dispositivo legal correlato.
- Você pode indicar diretamente no código a existência de leis, artigos ou súmulas. É vedada a marcação de qualquer informação adicional.
Vale destacar ainda que não existe um limite para o uso de remissões diretas no código. O examinando pode adicionar quantas remissões julgar necessárias. Para facilitar seu entendimento sobre o que é permitido em relação à remissão DIRETA no código, apresentamos alguns exemplos:
- Lei 8.245/91
- Art. 365 do CC
- Vide súmula 76 do TST
2 – Tenha cuidado com as restrições do edital
O edital traz todas as restrições quanto ao material e aos procedimentos proibidos. Por isso, tome cuidado ao TURBINAR seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB:
- Você não pode, por exemplo, utilizar códigos comentados ou anotados.
- No mesmo sentido, não pode usar materiais com organização de índices temáticos estruturando roteiros de peças.
- Anotações pessoais, transcrições, informativos de tribunais também são proibidos.
Uso de post-it
A grande mudança, nos últimos anos, sobre marcações no Vade Mecum diz respeito ao uso de post-it. Há pouco tempo, você podia colar um post-it sem qualquer escrito para separar o código. Era (e continua sendo) permitido, porém, usar material que venha com marcação direto de fábrica (editora).
Em outras palavras, é proibido utilizar notas adesivas manuscritas, em branco ou impressas pelo próprio examinando. Nada de post-its e adesivos coloridos, que ganharam destaque nas últimas edições da prova, mesmo em branco. Melhor trocá-los pelos clipes ou por materiais impressos industrialmente, como os da Livraria Marca Fácil.
Veja a seguir uma imagem que retiramos do edital, modificada com algumas inserções para facilitar sua compreensão:
Exemplos para TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB
Um material atualizado é fundamental, porque não adianta TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB se ele for antigo.
Se você está em busca de um Vade Mecum totalmente atualizado, nossa recomendação é o material da Editora Juspodivm. É o melhor do mercado!
Exemplos para TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB
Com seu material em mãos, vamos à prática?
“Ah, professor, estou confuso.” Se você está confuso com tantas proibições e permissões, fique tranquilo. Sim, é difícil à primeira vista.
Mas vou simplificar com alguns exemplos de procedimentos permitidos e proibidos. Dessa forma, será possível TURBINAR seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB dentro das regras.
Procedimentos permitidos
Separadores da Marca Fácil
Grifar com marca-texto
Sublinhar
Traços e setas
Remissão simples
Procedimentos proibidos
Separadores sem escrita
Comentar
Comentar
Post-it escrito
Estruturar roteiro de peça processual
Estruturar roteiro de peça processual
Separadores com escrita manual
Entendeu como TURBINAR seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB, ou ainda ficou com dúvidas? Se está inseguro, a própria FGV tem um comunicado sobre as regras de utilização do material.
Com ele, você poderá TURBINAR seu material sem problemas. Que tal aprender a escolher seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB?