Como superar o medo da prova da OAB?
Supere o medo da prova da OAB! Era esse o conselho que você estava procurando? Sabemos que a pressão psicológica sobre estudantes é grande para passarem e se tornarem advogados(as). Isso, sem dúvida, pode gerar ansiedade. Para combatê-la, é preciso entender esse sentimento de medo da prova. Vamos lá?
Medo da prova da OAB
Não adianta falar “supere o medo da prova da OAB!” se não entendemos como esse sentimento atua, certo? Então vamos lá.
O medo é um sentimento que enfrentamos em diversos momentos da vida. Consiste num estado de alerta importante até para a sobrevivência humana. Quem não tem medo se expõe a situações perigosas, não mede as consequências de seus atos e arrisca a própria vida.
Quando pensamos no medo da prova da OAB, devemos tirar o que há de bom nisso: deixar o(a) candidato(a) alerta e focado(a) na hora da prova. Mas é só! Desde o início da faculdade, você sabe que a hora de fazer a prova chegará se quiser ingressar na advocacia.
O medo da prova da OAB é compreensível, claro, pois se trata de um importante passo para sua vida profissional. Mas ele não deve te paralisar, porque a aprovação é possível, e você pode fazer o máximo para vencer essa etapa. Portanto, supere o medo da prova da OAB! Não tema esse sentimento, porque daremos algumas dicas para vencê-lo!
Supere o medo da prova da OAB!
Como vencer a ansiedade? Supere o medo da prova da OAB utilizando-o como combustível e a seu favor! O receio de não obter a aprovação pode te motivar para uma preparação melhor, com mais estudo e confiança. É assim que ele desaparece. Veja algumas dicas que separamos para que você supere o medo da prova da OAB!
Retire a importância da prova
Quando seu time de (insira aqui o esporte de que você gosta) não ganha o campeonato, você pode até ficar triste. Só que no ano seguinte começa tudo outra vez, e aparece uma nova oportunidade de ganhar.
Você já pensou em encarar o exame dessa forma? Supere o medo da prova da OAB diminuindo a importância dela! Tire das suas costas o peso de que ela é determinante para sua vida e para seu futuro. Não é. Não com essa urgência.
Você já viu as estatísticas da prova? Muitas pessoas só conseguem aprovação quando deixam de lado essa importância. O nervosismo pode provocar branco na hora do exame, fazendo com que sua preparação vá para o ralo! E a boa notícia é que, normalmente, tem mais de uma prova da OAB por ano. Melhor que o campeonato do seu time!
Faça uma preparação para a hora da prova
Você pode investir numa preparação incrível, com videoaulas, questões comentadas e um bom cursinho. Mas “treino é treino e jogo é jogo”. Com um bom roteiro de estudos, certamente você fará uma ótima preparação até a prova. Entretanto, deve ser mais assertivo(a) ainda na hora do exame. Ou seja, prepare-se para esse momento, quando a ansiedade bater mais forte!
Isso significa ser objetivo(a). Como assim?
- Estabeleça uma ordem de resolução da prova.
- Leia com calma o enunciado e as alternativas.
- Exclua as opções manifestamente erradas e aponte a resposta correta.
- Siga em frente sem olhar para trás.
- Se não tiver certeza da resposta, continue a resolução do exame.
Não perca tempo se martirizando por não saber uma questão. Na 1a fase da OAB, são 80 questões, e você precisa de metade para passar para a próxima etapa.
Mantenha a autoestima em dia!
Por fim, supere o medo da prova da OAB mantendo sua autoestima em dia! Como assim? Façamos uma breve recapitulação. Para vencer o medo da prova da OAB, você deve ter uma boa preparação. Você se preparou bem? Então preste atenção nisso que vamos falar agora.
Tenha em mente que você fez o melhor que podia, considerando as circunstâncias. Não se diminua achando que, se tivesse estudado mais, saberia a resposta das questões 23, 51 e 76. Provavelmente não saberia, porque são 20 matérias e um edital extenso demais!
A autoestima é a percepção subjetiva que alguém faz de si mesmo(a). Se você entrar em um pensamento de baixa autoestima em plena preparação (ou no dia da prova), terá um problema. A única coisa que essa atitude fará por você é aumentar o medo da prova da OAB. Portanto, vigie seus pensamentos. Eles devem ser seus aliados na hora do exame!
Supere o medo da prova da OAB com essas dicas! Não é tão difícil, pois a preparação é a chave de tudo e contribui diretamente para o equilíbrio emocional. Mesmo que você não consiga a aprovação logo de cara, tire a importância da prova. Existem outros “troféus” a perseguir!
Continue acompanhando o blog do curso Prova da Ordem para muitas dicas que te colocam mais perto da aprovação!