Como passar na OAB de primeira? Veja 12 dicas!
“Será que tem como passar na OAB de primeira?” A dúvida de muitos candidatos pode ser respondida de forma simples e rápida: SIM! E nós separamos algumas dicas fundamentais para obter logo sua aprovação!
Quer aprender como passar na OAB de primeira? Temos alguns conselhos!
Os índices de reprovação na OAB são altos, nós sabemos. Um dos motivos que mais provocam isso é uma preparação inadequada. Por isso, se você quer saber como passar na OAB de primeira, tenha em mente que sua preparação deve ser incrível!
Além de disciplina e dedicação, existem algumas estratégias interessantes para você seguir. Veja!
#1 – Entenda que o conhecimento da faculdade não é suficiente
O curso de Direito não aborda todas as disciplinas do edital da OAB. Ao menos não na forma como elas são cobradas. Além disso, muitas faculdades de Direito espalhadas pelo Brasil não possuem o selo de qualidade da OAB. Isso compromete o desenvolvimento do aluno.
Portanto, entenda que o aprendizado da faculdade não será suficiente se você quer aprender como passar na OAB de primeira. O melhor é complementar seus estudos.
#2 – Faça uma autoavaliação
Cada candidato possui forças e fraquezas em relação ao conteúdo programático do edital da OAB. Quais são as suas?
Faça uma autoavaliação dos seus pontos fortes e fracos para direcionar melhor seus estudos. Aproveite o cérebro descansado para estudar os temas mais difíceis e que merecem maior atenção.
Um ponto que você pode avaliar também é seu horário mais produtivo. Tem gente que rende mais pela manhã, outros preferem estudar somente à noite. Respeite seu relógio!
#3 – Conheça a estrutura do exame
Ninguém pode prestar uma prova sem conhecer sua estrutura, certo? Por isso, para saber como passar na OAB de primeira, é preciso entender o edital e as duas fases do exame.
Aproveite para analisar provas anteriores e ver o padrão de cobrança da FGV.
#4 – Faça um bom cronograma de estudos
Quem consegue a aprovação de primeira na OAB segue um bom roteiro de estudos e um bom cronograma. Isso significa organizar sua rotina de acordo com o edital e com o tempo disponível. É a melhor forma de maximizar o desempenho nos estudos e evitar a procrastinação.
#5 – Escolha bons materiais de estudo
Com o cronograma pronto, é hora de buscar os melhores materiais de estudo. Resumos são rasos em alguns casos, livros de doutrina são densos demais. E agora?
Invista em apostilas digitais de procedência garantida, que são um meio-termo. Junto com elas, tenha um bom Vade Mecum atualizado e uma plataforma de questões comentadas.
#6 – Estude as matérias mais relevantes
Até o momento, a 1a fase do Exame de Ordem abrange 80 questões objetivas de 17 disciplinas diferentes. Recentemente, uma decisão do Conselho Federal aprovou a inclusão de outras três matérias. Ou seja, será possível estudar 20 matérias?
Neste momento, sejamos categóricos: não é possível. Por mais tempo de que você disponha, é necessário ter estratégia na preparação. Você precisa de 40 pontos dos 80 totais para chegar à segunda fase.
Então, como passar na OAB de primeira? O segredo é estudar as matérias mais relevantes, que caem mais frequentemente na prova. Separando as disciplinas em três grupos, você deve focar os dois primeiros:
- Grupo 1: Ética Profissional, Direito Civil, Processo Civil, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Processo Penal.
- Grupo 2: Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial.
- Grupo 3: Direitos Humanos, ECA, Direito Internacional, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito.
Ainda não sabemos como as novas disciplinas serão cobradas. Mas, por enquanto, para aprender como passar na OAB de primeira, fique atento aos grupos mais relevantes.
#7 – Invista em questões comentadas e simulados
Colocar o conhecimento em prática por meio de questões comentadas e simulados te leva para mais perto da aprovação.
Os exercícios não só medem seu aprendizado como são o melhor método para fixar o conteúdo. Além disso, você se acostuma com o estilo das questões e percebe quais são os assuntos mais recorrentes na prova.
#8 – Descanse
A pausa na rotina de estudos é fundamental para você descansar e para ajudar na assimilação do conteúdo. Não estude até se esgotar, porque é possível que muitas horas extras não sirvam para nada. Mescle estudo com descanso, momentos para diversão e lazer.
#9 – Controle a ansiedade
O medo da prova da OAB pode gerar ansiedade. Uma preparação inadequada também suscita esse sentimento. Na hora da prova, isso se transforma em “branco”. Por isso, dê atenção à saúde mental e saiba como controlar a ansiedade no exame. Manter a calma será fundamental no dia D!
#10 – Utilize técnicas de resolução de questões
Você já ouviu falar em chute consciente? É uma das técnicas de resolução de questões para a 1a fase da OAB. Elas são excelentes para otimizar seu desempenho na hora da prova. Além disso, conseguem tirar aquelas dúvidas que ficam na cabeça ao decidir por A ou B na múltipla escolha.
Veja um breve resumo de um macete:
- Receba a prova e, na primeira leitura completa, já assinale as respostas de que você tem certeza. Marque as que lhe suscitaram dúvidas entre duas ou três alternativas.
- Faça uma pausa de até 15 minutos.
- Realize uma segunda leitura e resolva as questões em que ficou em dúvida entre duas ou mais alternativas.
- Não mexa nas questões que você teve certeza na primeira leitura.
- Agora é hora dos chutes, então comece eliminando alternativas que contenham termos como “sempre”, “todo” e “nunca”.
- Ainda nos chutes, escolha as alternativas que apareceram menos (“a”, por exemplo), pois é comum ter equilíbrio entre elas.
#11 – Mantenha o foco ao passar para a 2a etapa
A hora de descansar vem após sua aprovação. Por isso, se você quer saber como passar na OAB de primeira, mantenha o foco após a 1a fase. Não se empolgue com a aprovação na prova objetiva. Siga com o seu ritmo de estudos para a etapa prático-profissional, ok?
#12 – Faça um curso preparatório
Um curso preparatório especializado em OAB ajuda o candidato a seguir todas as dicas que acabamos de dar. Mesmo estudantes que mais se dedicam precisam conciliar organização, materiais certos e conteúdos adequados.
No curso, você conta com o auxílio de professores especializados e um ensino focado no exame, com os melhores métodos de aprendizado.
Estas são as 12 dicas para você saber como passar na OAB de primeira. Mas existem muitas outras, como fazer revisão das matérias estudadas, por exemplo. Para isso, aposte em resolução de questões e resumos. Além do mais, saiba lidar com a pressão de familiares.
No blog do curso Prova da Ordem, lançamos dicas diariamente para você estar mais perto da sua aprovação!