Como montar um roteiro de estudos para a OAB?
A aprovação no Exame de Ordem depende de o aluno saber como montar um roteiro de estudos para a OAB. Com isso, consegue organizar cada dia de sua semana para abordar todo o conteúdo mais relevante para a prova. Quer saber como estruturar o seu?
Como montar um roteiro de estudos para a OAB?
O medo da prova da OAB existe e pode até não passar. A ansiedade também é um sentimento comum a todos os candidatos, em menor ou maior medida. Porém, com uma preparação eficaz, determinação, técnicas de estudo eficientes e bons materiais, é possível se sentir mais seguro.
Um ponto fundamental é saber como montar um roteiro de estudos para a OAB. Veja nossas dicas!
Passo 1. Considere as particularidades da etapa
Cada etapa da prova da Ordem apresenta suas particularidades.
- Na 1a fase, temos 80 questões objetivas de inúmeras disciplinas. Muitas delas se repetem ao longo dos anos, e existem assuntos mais cobrados. Nesse caso, uma boa forma de estudar seria por uma plataforma de questões comentadas.
- Na 2a fase, temos peças processuais mais relevantes e um estudo aprofundado para resolver as questões discursivas. Para essa etapa, você precisa ter apostilas robustas e aprender o esqueleto das peças, doutrina, jurisprudência, escrita manual e jurídica.
Portanto, para saber como montar um roteiro de estudos para a OAB, considere as características de cada etapa. Elas serão fundamentais para o momento em que você definir o seu cronograma.
Deixo aqui nosso Roteiro de Estudos OAB 1a Fase e o Roteiro de Estudos para 2a Fase da OAB como exemplos.
Passo 2. Estude com intensidade os conteúdos mais relevantes
Todos os conteúdos do edital devem ser estudados para que você garanta o mínimo para passar. Porém, alguns deles merecem maior atenção.
Na primeira fase, invista seu tempo em disciplinas que têm maior peso (mais questões na prova), como Ética. Conheça os assuntos que mais caem na prova e se prepare! Pela análise dos editais passados, você pode se planejar e saber como montar um roteiro de estudos para a OAB.
Passo 3. Monte seu cronograma
Você costuma fazer anotações durante os estudos para fixar as matérias e ter um bom material de revisão? Ótimo. Sua rotina inclui um período de descanso e outro para atividades físicas, além do tempo de estudo? Ótimo.
O terceiro passo para aprender como montar um roteiro de estudos para a OAB é estruturar o cronograma. Seu calendário precisa envolver não só as disciplinas que constam no edital, mas também suas outras atividades. A partir disso, você consegue remanejar suas obrigações nos dias da semana. O cronograma é uma ferramenta que ajuda a manter o foco e a dedicação.
Se você está se preparando com antecedência, com cerca de 20 semanas disponíveis para estudar, terá um cronograma mais folgado. Porém, se tem 30 dias, a resolução de questões ocupará a maior parte do seu cronograma. Portanto, considere também o tempo disponível até o dia da prova.
Passo 4. Coloque em prática!
Seu roteiro de estudos está montado? Então é hora de colocá-lo em prática.
Você já considerou todas as variáveis para montar um bom cronograma a partir das disciplinas mais relevantes. Já sabe que a resolução de questões, provas anteriores e simulados será determinante para sua aprovação. Por isso, é hora apenas de praticar seu roteiro.
Saber como montar um roteiro de estudos para a OAB é uma prática importante da sua preparação. Com ele, você se organiza para estudar o conteúdo da etapa de maneira objetiva e eficaz.
Quer mais dicas para passar na prova da Ordem? Confira nosso blog!