Como lidar com a prova da OAB e a pressão dos pais?

Como lidar com a prova da OAB e a pressão dos pais?

Lidar com prova da OAB e pressão dos pais não é nada fácil. O candidato precisa se organizar desde o início para cumprir o cronograma de um edital que parece infinito. Ao mesmo tempo, a família cria expectativas que podem atrapalhar essa preparação.

Você está passando por esse tipo de situação? Apontamos algumas dicas para tornar esse processo um pouco mais tranquilo, vem com a gente!

Prova da OAB e pressão dos pais: dicas para lidar com a família

Mudança de rotina e de prioridades, medo da prova da OAB, falta de concentração, ansiedade, decisões a serem tomadas. É isso que fica “martelando” na cabeça de um candidato que está estudando para o Exame de Ordem.

E como lidar com prova da OAB e pressão dos pais? Veja algumas dicas!

Entenda o lado dos seus pais

Famílias com boa estrutura, em que os pais apoiam seus filhos, desejam vê-los alcançando seus sonhos em diversos aspectos. No campo profissional, especialmente no Direito, que traz muitas possibilidades de atuação, há uma grande expectativa.

Por isso, para você saber como lidar com prova da OAB e pressão dos pais, tente entender o lado deles. Eles querem se envolver de alguma maneira porque acreditam que podem ajudá-lo. No fundo, há um grande desejo de que você passe no Exame de Ordem, e o excesso pode atrapalhar.

Nesse caso, após compreender as boas intenções, partimos para a segunda dica: conversar.

Converse com seus pais

Você já entendeu que, fatalmente, os pais projetam sonhos e expectativas em seus filhos. No seu caso, você quer se tornar um advogado de sucesso, seja na iniciativa privada, seja na carreira pública.

Porém, para que prova da OAB e pressão dos pais não atrapalhem, uma boa saída é abrir o jogo com eles e dialogar. “Sinto que as cobranças estão impactando meu ritmo de estudo, meu sono e meu apetite”. Esse é um relato comum dos candidatos, e a conversa serve exatamente para reverter essa situação.

Explique a eles que existe um roteiro de estudos da OAB a ser seguido e que isso demanda muita dedicação. Você não terá tanto tempo disponível, pois deve completar um cronograma de estudos apertado devido ao extenso edital.

Se eles esperam que você atue em alguma área específica, vale uma conversa sobre suas escolhas. Afinal, existem funções na advocacia surgindo a cada momento, como a interseção entre Direito e tecnologia. Pedir um pouco de paciência não prejudicará ninguém.

Assim como você entende o lado deles, eles podem entender o seu também!

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OABPlataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de
Questões Comentadas!

Ao resolver questões você otimiza seu tempo, estuda de forma direcionada, identifica as suas fraquezas e foca no que realmente é cobrado no exame de ordem.

SAIBA MAISrecomendado

Preze por seus momentos de lazer

No seu cronograma de estudos, você deve deixar um tempo para descansar, praticar atividades físicas, relaxar e se divertir. Isso faz parte da sua preparação emocional e ajuda a lidar com a expectativa da prova da OAB e a pressão dos pais.

Lembre-se de que seus amigos são uma importante rede de apoio. Estar com eles é se conectar com o momento presente e diminuir a ansiedade e as preocupações com o futuro.

Busque manter um bom relacionamento com os familiares

O que achou de todas essas dicas para segurar sua expectativa com prova da OAB e pressão dos pais? Com elas, você pode ter um ambiente mais ameno e acolhedor na sua preparação.

O diálogo será a base de um bom relacionamento com seus familiares. Evitar atritos é importante para não piorar o estresse que o momento gera, certo? Imponha-se com argumentos, mas respeite os sentimentos dos seus pais também. 

Caso o diálogo com a família seja sempre conflituoso, tente manter-se presente. Lidar com o hoje, sem antecipar coisas que ainda não aconteceram, é uma forma de evitar mais conflitos. 

A expectativa com prova da OAB e pressão dos pais é difícil de administrar em algumas situações. Com essas dicas, o candidato pode se preparar melhor emocionalmente, ao mesmo tempo que deixa a família mais tranquila.

Tenha sempre em mente que seu objetivo final é a aprovação no Exame de Ordem. Mas, para chegar lá, sua preparação deve ser impecável. 

Conte conosco e veja mais dicas e conteúdos para obter sua aprovação no blog do curso Prova da Ordem!