Como estudar para o exame da Ordem em 4 passos!
Estudar para o exame da Ordem de forma organizada pode ajudá-lo bastante na hora da aprovação. Mas muitas pessoas têm dificuldades em se programar diariamente, certo?
Por isso, apontamos a seguir 4 passos simples para você ter êxito ao estudar para o exame da Ordem. Confira!
Passo a passo para estudar para o exame da Ordem
#1. Conheça a prova e a banca
Para estudar para o exame da Ordem com eficiência, você precisa conhecer a prova e a banca responsável por ela. É o primeiro passo para se situar e não ficar perdido na hora dos estudos.
Diante de inúmeras edições do exame, é possível notar uma tendência nos conteúdos cobrados. Também por isso, é cada vez mais difícil ver a banca inovando nas questões. Isso significa que você provavelmente verá questões semelhantes a cada nova aplicação da prova.
Se você conhece bem o comportamento da banca e a forma como a prova se desenha, tem mais chances de êxito. Comece lendo o edital da última prova para entender as regras e dê uma olhada nas provas anteriores. É um bom começo.
#2. Conheça os assuntos mais abordados na prova
Aproveitando que você está pesquisando as provas anteriores, comece a perceber que existem assuntos cobrados com frequência. Conhecê-los e priorizá-los é uma ótima prática ao estudar para o exame da Ordem.
Certamente, você não fará um estudo estatístico para saber o que cai mais. Até porque nós já fizemos essa análise para você. O grupo a seguir representa quase 60% das questões da 1a etapa:
- Ética.
- Direito Civil e Processo Civil.
- Direito Constitucional.
- Direito Administrativo.
- Direito Penal e Processo Penal.
É claro que você não deixará as outras matérias de lado. Até porque Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial representam quase 27% da prova. Mas pelo menos já sabe por onde começar.
#3. Organize e planeje sua rotina
Após saber o que é prioridade para a banca, você deve organizar e planejar sua rotina. Isso o ajudará a estudar para o exame da Ordem de forma mais efetiva. E o primeiro passo é começar sua preparação antes mesmo de sair o edital.
Quanto mais tempo você tiver, melhor conseguirá se organizar, de modo que os estudos não prejudiquem sua saúde física e mental.
Um bom roteiro de estudos será fundamental para ter controle e perspectiva da sua preparação. Por isso, veja quanto tempo você tem até a prova e organize-se. Estude em um local igualmente organizado e limpo para facilitar sua concentração.
Outras dicas importantes para você organizar sua rotina:
- Preze pela qualidade de vida: é preciso ter bom senso na hora de estudar e adotar bons hábitos diariamente. Por exemplo, dormir entre 7 horas e 9 horas por dia e praticar atividades físicas regularmente. E não se esqueça de prezar pelo lazer, pois tudo isso interfere no seu bem-estar.
- Tente vários recursos de estudo: marca-texto, resumos dos principais tópicos, vídeos e cursos online, fóruns na internet, simulados, estudos em grupo – tudo isso pode ajudá-lo a estudar para o exame da Ordem.
- Revise o conteúdo: dentro do seu planejamento, deixe um tempo para revisar o conteúdo, porque isso ajuda a assimilar as informações mais rapidamente.
- Lembre-se das pausas: uma pessoa é mais produtiva nos estudos quando faz intervalos para descansar, se alimentar e, sim, se alongar.
- Deixe seu celular no silencioso: evitar a interferência de aparelhos eletrônicos também contribui para você ser mais produtivo.
#4. Faça o máximo de simulados
Por fim, dentro do seu cronograma para estudar para o exame da Ordem, invista bastante na resolução de exercícios. Realizar simulados é um dos métodos mais eficientes para arrasar na prova!
Isso é especialmente importante quando falamos da prova da OAB, porque o conteúdo é muito extenso. Por isso, já adiantamos que é impossível passar por toda a doutrina de forma aprofundada. A melhor saída é resolver o máximo de provas anteriores – e, em caso de dúvidas, consultar a doutrina para entender melhor o tema.
Você quer se dar bem ao estudar para o exame da Ordem? Deve se organizar e conhecer bem a prova, os assuntos mais cobrados e a banca. A resolução de questões anteriores ajudará bastante a fixar a forma de cobrança, inclusive.
E se quiser saber mais sobre a preparação para a prova, dê uma olhada no nosso blog!