A prova da OAB tem quantas fases?
Você está entrando no universo do Exame de Ordem agora. Está ainda um pouco perdido com o volume de informações. Tudo isso é normal e acontece com muitos calouros de Direito. Que tal começar entendendo as fases da OAB? Sim, a prova da OAB tem duas fases. Explicamos o que é cobrado pela banca em cada uma delas.
Fases da OAB
A prova da OAB é composta por duas etapas de caráter eliminatório e classificatório. A 1a fase é uma prova objetiva. A 2a fase é uma prova prático-profissional, com questões dissertativas e uma peça processual.
As fases da OAB são aplicadas simultaneamente em todo o país. Isso significa que, no dia do exame, candidatos de Porto Alegre e de Fortaleza realizarão a prova no mesmo horário. Vamos conhecer agora as características das fases da OAB.
1a fase da OAB: prova objetiva
A 1a fase da OAB é a etapa da prova objetiva. São 80 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas.
Aqui já deixamos nossa primeira dica: é comum que duas alternativas estejam flagrantemente erradas. Ou seja, suas chances de acerto são maiores do que você pensa se sua preparação for bem-feita!
Para responder às 80 questões, você terá 5 horas. Essas 80 questões são separadas em 17 disciplinas, mas isso pode aumentar com as possíveis alterações que vêm por aí.
Isso porque a prova da Ordem contém assuntos das disciplinas do currículo mínimo do curso de Direito. Recentemente, porém, foi aprovada uma nova resolução que altera a grade curricular. Ou seja, a mudança pode fazer com que a FGV, banca responsável pelo exame, insira novas disciplinas.
Enquanto isso não acontece, veja as 17 disciplinas que constavam no último edital:
- Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.
- Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Direito Processual do Trabalho.
- Direito Processual Penal.
- Direito Processual Civil.
- Código do Consumidor.
- Direito Constitucional.
- Direito Administrativo.
- Direito Internacional.
- Direito Empresarial.
- Direito do Trabalho.
- Filosofia do Direito.
- Direitos Humanos.
- Direito Ambiental.
- Direito Tributário.
- Direito Penal.
- Direito Civil.
Para ser aprovado para a fase seguinte, você precisa acertar 50% da prova (40 questões). Como são duas fases da OAB, vamos conhecer a 2a etapa?
2a fase da OAB: prova prático-profissional
A 2a etapa da OAB é a prova prático-profissional. Em vez de trazer questões de múltipla escolha, ela é mais profunda e específica. Todas as quatro questões são dissertativas, e você ainda deverá fazer a peça processual. Por isso, nessa fase, são avaliadas as competências práticas e a expressão escrita dos futuros advogados.
Antes de começar as duas fases da OAB, você deve fazer sua inscrição para o exame. Nesse momento, você precisa escolher uma das seguintes áreas:
- Direito Constitucional.
- Direito Administrativo.
- Direito Empresarial.
- Direito do Trabalho.
- Direito Tributário.
- Direito Penal.
- Direito Civil.
Essa escolha serve exatamente para a prova prático-profissional. Se você tem maior afinidade com o Direito Constitucional, ótimo. Escolha a disciplina na inscrição para que sua 2a etapa seja exclusivamente sobre o tema.
A primeira parte da 2a fase são as quatro questões discursivas, e cada uma vale 1,25 ponto. Elas trazem uma situação-problema ou um questionamento, e você terá 30 linhas para desenvolver a resposta. Uma dica neste ponto: é possível se deparar com uma questão interdisciplinar. Portanto, tenha um roteiro de estudos inteligente, com anotações que consideram esse aspecto da banca.
A peça processual vale 5 pontos. A dica, nesse caso, é aprender a fazer um esqueleto da peça. Ao sistematizar sua fundamentação, ela orientará toda a sua resolução.
Como mencionamos, você terá 5 horas para realizar toda a prova. O total da 2a fase, portanto, é de 10 pontos, e você deve alcançar 60% de aproveitamento. A boa notícia, nesta etapa, é a possibilidade de consulta à legislação não comentada ou anotada. Por isso, é importante ter um Vade Mecum turbinado!
Para se preparar para as duas fases da OAB, é fundamental ter um roteiro de estudos eficiente. Ele concretiza o planejamento e organiza a sua rotina. Com as melhores técnicas de estudo, você pode ter uma preparação realmente eficaz.
Conte com o blog do curso Prova da Ordem para ficar por dentro de mais dicas!