OAB divulga perfil de aprovados no Exame de Ordem
Um recente estudo divulgado pela OAB em parceria com a FGV Projetos revela o perfil de aprovados no Exame de Ordem, de acordo com dados extraídos das últimas nove edições. Além da base de dados dos examinandos participantes das provas, foram utilizadas informações s complementares, obtidas junto a bases e fontes de dados públicas.
Através do estudo,é possível identificar que alguns fatores socioeconômicos como, por exemplo, o padrão de vida e a qualidade educacional recebida ao longo de sua formação como Bacharel em Direito, influenciam o desempenho nas provas. Outra análise complementar que pode ser feita por intermédio do estudo divulgado é a relativização do desempenho dos examinandos (taxa de aprovação) de acordo com a categoria administrativa da instituição de ensino superior onde foi concluído ou será concluído o bacharelado em Direito (isto é, se a instituição é pública ou privada).
Para aprofundar o entendimento das análises apontadas no estudo, apresentam-se alguns dados extraídos do mesmo:
Tabela 1: Taxa de aprovação no Exame da OAB por categoria administrativa da Instituição de Ensino Superior
A tabela anterior revela que as instituições de ensino superior privadas foram responsáveis por 89,2% dos examinandos nas nove últimas edições da Prova da OAB, contrapondo os demais 10,8% estudantes ou formados em instituições públicas. Em termos de desempenho, entretanto,os examinandos que estudaram em instituições de ensino superior pública apresentaram um índice de aprovação superior (69,1%),contrapondo a taxa de 44,1% obtida pelas instituições geridas pela iniciativa privada.
Esses dados apresentados anteriormente, apesar de bastante reveladores, não devem ser considerados definitivos, uma vez que o desempenho dos examinandos deve ser analisado sob uma perspectiva multidimensional, dado que o fato da instituição de ensino ser gerida pela iniciativa privada ou pública não é capaz de compor isoladamente ao perfil de aprovados no Exame de Ordem.
Para dar a perspectiva multidimensional à análise do perfil de aprovados no Exame da OAB será utilizado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). O IDH-M é uma medida resumida de três dimensões básicas do desenvolvimento humano: longevidade, grau de instrução e poder de consumo. O IDH-M varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor o padrão de vida dos indivíduos do Município.
Uma forma de apresentar a correlação entre o IDH-M e a taxa de aprovação é através de gráficos de dispersão. Nesses, cada um dos círculos verdes representa um curso de direito, sendo o tamanho do círculo expresso pela quantidade de examinandos aprovados no Exame de Ordem.
Gráfico 1: Dispersão dos cursos de Direito relacionando taxa de Aprovação e IDH Municipal
Através do gráfico anterior, fica evidente a concentração de cursos com maior número de aprovações (círculo maior) estão nos quadrantes que possuem IDH-M acima da média brasileira, principalmente àqueles situados no 3º quadrante (Q3). Neste sentido, também se pode verificar que o maior número de cursos de Direito (quantidade de círculos verdes) estão situados no Q2, onde a taxa de aprovação e IDH-M são inferiores, um dado que remete o índice de aprovação abaixo do esperado.
Para conferir maiores detalhes sobre o estudo, clique aqui.
Cronograma Reta Final XIV Exame de Ordem
Clique aqui para ter acesso a um material exclusivo para sua aprovação