Com 10 dias para 1ª Fase da OAB, o que priorizar?
Reta final de preparação para a prova de primeira fase, o maior desafio do Exame de Ordem. Com apenas 10 dias para a prova, a dúvida sobre o que priorizar nos estudos faz parte das incertezas da grande maioria dos examinandos em relação ao exame. Na matéria de hoje vamos apresentar algumas dicas de como e o que você deve estudar, visando seu melhor aproveitamento na prova objetiva.
A primeira coisa que você precisa para fazer o desfecho de sua preparação para a prova objetiva do Exame de Ordem é identificar seu nível de preparação. Para isso, não há mistérios. Aplique um simulado de 80 questões, sem consulta, com cronometro em mãos e deixando para olhar o gabarito somente ao final da prova. Sugerimos que você utilize um de nossos simulados, que foram montados com a mesma proporção de questões por matéria. Para fazer o download, clique aqui.
Mensurar seu nível de Aproveitamento
Ao final deste simulado, veja qual foi seu aproveitamento total. Você conseguiria os 40 pontos necessários para sua aprovação? Lembre-se que a grande maioria dos examinandos fica entre 36 – 39 acertos e a banca examinadora, sabendo disso, não tem facilitado em relação às anulações. No dia da prova você terá que fazer o mínimo de 40 acertos para conquistar sua aprovação. Depender de anulação é praticamente o mesmo que contar com MILAGRES, mesmo havendo erros gritantes na prova!!
A visão do todo é essencial para saber seu nível de preparação, mas a melhor análise será feita com a soma das partes. Após fazer a leitura de seu aproveitamento geral, faça o cálculo de seu aproveitamento por matéria. Para saber seu aproveitamento em cada matéria o cálculo é bem simples:
O simulado possui 7 questões de Direito Civil.
Obtive 6 acertos em Direito Civil.
Qual meu aproveitamento em Direito Civil?
Aproveitamento em Direito Civil (%) = ( 6 / 7 ) x 100 = 85,71%
Identificar Pontos Fortes e Pontos Fracos
Mas agora que você já sabe seu aproveitamento por matéria, o que fazer?
Seu próximo passo deve ser comparar aproveitamento por matéria com o dos demais examinandos. A seguir, apresentamos um estudo estatístico divulgado pela própria FGV com o aproveitamento por matéria do II ao X Exame de Ordem. Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui.
1º) Ética Profissional – 64,4% de aproveitamento médio (10 questões)
2º) Direito do Consumidor – 61,7% de aproveitamento médio (2 questões)
3º) Filosofia do Direito – 60,6% de aproveitamento médio (2 questões)
4º) Estatuto da Criança e do Adolescente – 55,1% de aproveitamento médio (2 questões)
5º) Direitos Humanos – 48,3% de aproveitamento médio (3 questões)
6º) Direito Administrativo – 48,1% de aproveitamento médio (6 questões)
7º) Direito Ambiental – 47,1% de aproveitamento médio (2 questões)
8º) Processo Penal – 45,5% de aproveitamento médio (5 questões)
9º) Direito Tributário – 45,3% de aproveitamento médio (4 questões)
10º) Direito do Trabalho – 41,7% de aproveitamento médio (6 questões)
11º) Direito Constitucional – 41,6% de aproveitamento médio (7 questões)
12º) Direito Civil – 40,6% de aproveitamento médio (7 questões)
13º) Direito Internacional – 40,3% de aproveitamento médio (2 questões)
14º) Processo Civil – 39,6% de aproveitamento médio (6 questões)
15º) Processo do Trabalho – 38,9% de aproveitamento médio (5 questões)
16º) Direito Penal – 38,0% de aproveitamento médio (5 questões)
17º) Direito Empresarial – 31,8% de aproveitamento médio (5 questões)
Redirecionando seus Estudos
Saber seus pontos fortes e fracos é essencial para ser bem sucedido em uma prova tão difícil com a 1ª fase da OAB. Em suma, as matérias que você tiver desempenho abaixo de 50% devem ser REVISADAS. Se o desempenho for abaixo de 50% e também abaixo do aproveitamento médio dos demais examinandos, você acaba de identificar um pouco fraco que pode lhe custar a REPORVAÇÃO! Dê maior ênfase no estudo das matérias consideradas como ponto fraco e assim aumente suas chances de aprovação.
Mas com tão pouco tempo para estudar, você precisa de técnicas de estudos que amplifiquem a assimilação do conteúdo e sua fixação. Nesse momento é que a resolução de questões se apresenta como a melhor técnica de estudo para essa reta final. Diferentemente do formato de simulação de prova utilizado para mensurar seu nível de preparação, a resolução de questões também deve ser utilizada no formato ESTUDO. A resolução de questões como técnica de estudo é a melhor forma de preparação para Exame da OAB e Concursos segundo a publicação científica Psychological Science in the Public Interest.
Para utilizar a resolução de questões no formato estudo a abordagem é um pouco diferente da mensuração de seu nível de preparação, que simula as condições de prova (tempo cronometrado e sem material de apoio). No formato estudo, a consulta do gabarito da questão deve ser feita imediatamente após sua resolução; você pode utilizar diferentes materiais de apoio antes e/ou depois de conferir o gabarito; não há necessidade de mensuração do tempo despendido em cada questão, afinal,você está estudando; e também é bastante aconselhável que você justifique porque cada uma das alternativas está correta / incorreta.
Utilizando este formato de estudo, você estará melhorando a assimilação do conteúdo desejado, estudando o efetivamente é cobrado no Exame de Ordem e no formato específico em que irá este será apresentado.