Aprovação no Exame da OAB: Relato de uma Conquista!
Na matéria de hoje em especial trazemos o relato de mais uma grande VENCEDORA, a queridíssima Mariana Gonçalves, de Itajaí/SC, que fez um lindo vídeo para passar um pouco de sua experiência e talvez conseguir inspirar alguns examinandos que ainda tem esse grande desafio pela frente – o temido Exame da OAB. A Mariana atua como advogada e palestrante em Santa Catarina, sendo especialista em Direito Imobiliário. Além disso, nas horas vagas de sua disputada agenda, ela dedica-se ao seu Blog e na publicação de dicas em seu Canal no Youtube.
Feita as devidas apresentações, vamos ao que interessa…
Mariana Gonçalves contando um pouquinho de sua Experiência!
Crie uma rotina de Estudos com local e hora marcada
Para fazer uma boa preparação para a prova da OAB, é essencial que você crie uma Rotina de Estudos, com carga horária definida, hora marcada e local específico de estudos. Geralmente os examinandos ao fazer sua inscrição para o Exame, esquecem que estão trabalhando ou estagiando, estão possivelmente cursando sua graduação ou até mesmo matriculados em alguma pós, fazem academia, inglês e não podem deixar de dar atenção ao namorado(a), família e amigos. Sabendo de todos seus compromissos, você PRECISA planejar sua rotina de estudos, fazendo as renúncias que tornarem-se necessárias, afinal, você não conseguirá um dia de 30hrs porque resolver prestar o Exame de Ordem. Lembre-se que essa é uma fase passageira e você não vai morrer se tiver que abandonar temporariamente algumas atividades para conseguir criar sua rotina de estudos, que deve ter entre 4 e 6 horas diárias de dedicação!
Pratique a resolução de questões para adquirir familiaridade com a Prova
Sem sombra de dúvidas, essa certamente foi a melhor dica trazida pela Mari. Se você deseja ter um amplo conhecimento da prova, junto com a identificação das matérias que você têm melhor desempenho e as que demandam reforço, você PRECISA pegar as provas de edições anteriores e resolvê-las, uma a uma! Quantas forem necessárias até você conseguir construir empatia com a Banca Examinadora e conhecer melhor seus pontos FORTES e FRACOS. Não há outra forma de contato com a Banca, se não através da provas de edições anteriores. Somente através do histórico de provas já aplicadas é que você conseguirá identificar os assuntos que a Banca Examinadora julga essenciais para a prática da Advocacia.
Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem
Sua Aprovação na OAB Começa Aqui!
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.
Assuma metas pessoais de dedicação e desempenho
Assumir metas pessoais de dedicação e desempenho pode trazer bons resultados para sua preparação, desde que não fiquem só no papel. Você precisa comprometer-se a cumpri-las religiosamente. Para fazer uma meta, tenha em mente que a mesma deve ser ao mesmo tempo motivadora e atingível, ou seja, não tão difícil que se torne inalcançável; nem tão fácil que se torne irrelevante. Para facilitar sua compreensão acerca dessa excelente dica, vamos relembrar o exemplo seguido pela Mari.
- Se você estiver se preparando para 1ª fase, tenha como meta resolver 90 questões a cada 3 dias.
- Para a 2ª Fase, tenha como meta resolver uma prova a cada 3 dias (1 peça e 2 questões dissertativas).
Para 2ª Fase, TURBINE seu Vade Mecum
Na preparação para a 2ª fase é essencial que você crie hábito no manuseio do Vade Mecum, além de TURBINÁ-LO com todo tipo de marcação permitida. A dica trazida pela Mari também é muito relevante, fazendo marcações de diferentes cores para cada tipo de peça possível. Para mais dicas sobre marcações permitidas ou não no Exame de Ordem, clique aqui.
Quer saber o Segredo dos Aprovados em Edições anteriores do Exame de Ordem?
Sua resposta está nas provas anteriores!!!
Resolva TODAS que conseguir!