Como estudar para OAB em 2023?
Aprender como estudar para OAB em 2023 deixa o candidato mais perto da aprovação. Isso porque, otimizando seus métodos, ele consegue definir a melhor forma de preparação. Vem com a gente descobrir!
4 dicas para aprender como estudar para OAB em 2023 com eficiência!
Você quer saber como estudar para OAB em 2023 e colocar em prática seu “projeto aprovação”? Separamos quatro dicas eficientes que não podem sair da sua cabeça!
Fique atento à inclusão de disciplinas na 1a fase
A partir do Exame de Ordem XXXVIII, a prova terá novas disciplinas na 1a fase. Por decisão do Plenário do Conselho Federal da OAB, de abril de 2022, três disciplinas passarão a ser cobradas na 1a fase:
- Direito Previdenciário.
- Direito Eleitoral.
- Direito Financeiro.
Assim, teremos 20 disciplinas na prova objetiva. A princípio, o número total de questões (80) não será alterado. As novas disciplinas terão duas questões no exame, mas outras devem abrir espaço para encaixá-las.
Conheça as melhores técnicas e métodos de estudo
Conforme uma pesquisa científica publicada pela revista Psychological Science in the Public Interest, a resolução de questões é uma das técnicas mais eficientes de estudo. Porém, existem métodos de anotação que também são excelentes técnicas para a OAB em 2023. Veja alguns:
- Mapa mental: o conteúdo é relacionado com setas e diagramas, fazendo a transição de pontos principais para secundários.
- Estrutura em tópicos: a informação principal é anotada em uma linha, e os detalhes específicos serão colocados nos subtópicos.
- Estrutura em linhas gerais: a folha é dividida em uma linha na vertical, e, ao lado esquerdo dela, é colocada a informação mais geral. No lado direito, você anota as informações específicas do assunto.
Monte um bom roteiro e um cronograma
Com um bom roteiro de estudos em mãos, o candidato consegue organizar sua rotina. Desse modo, pode definir um cronograma e se preparar para a OAB em 2023.
Você acabou de conhecer as melhores técnicas e métodos de estudo, e isso ajudará demais! Além disso, precisa considerar duas questões na hora de montar seu cronograma:
- Disponibilidade: o tempo disponível para preparação deve incluir os dias ou meses até o exame, bem como as horas diárias de estudo. A partir disso, você determinará o que vai estudar por dia.
- Peso e relevância das matérias: com a disponibilidade em mente, você deve entender a melhor forma de estudar as 20 disciplinas para fazer as 80 questões. Seu foco deve estar nas matérias mais relevantes – como Ética Profissional, Direito Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Constitucional e Administrativo.
Faça milhares de questões
Por fim, estudar para OAB em 2023 sempre inclui fazer milhares de questões. Você já viu que a resolução de questões é a técnica mais eficaz, certo? Para o Exame de Ordem, é o que possibilita ao candidato entender o modo de cobrança da banca.
Ao fazer questões, ele poderá verificar na prática os assuntos mais cobrados e perceberá que a banca também repete questões. Quer uma dica valiosa? Pratique o estudo ativo ao resolvê-las!
- Destaque o assunto principal e a pergunta a ser respondida.
- Responda sem olhar o gabarito e justifique cada alternativa (erros e acertos).
- Na sequência, veja o que diz a lei seca e compare com seu palpite.
- Só depois veja o gabarito e o comentário.
Dessa forma, você terá um estudo qualificado que realmente auxilia na apreensão do conteúdo. Por isso, investir numa plataforma de questões comentadas, como o Prova da Ordem, ajudará bastante na preparação para a OAB em 2023.
É possível estudar para OAB em 2023 sozinho e ter um bom desempenho, sabia? Você conhece o edital? Está considerando as novas disciplinas e separou as melhores técnicas? Então já deu um importante passo para a sua aprovação.
Na sequência, basta montar seu roteiro e seu cronograma e se preparar para fazer milhares de questões. Confira nosso roteiro de estudo para a OAB 1a fase!