Por que escolher Direito Tributário na 2ª Fase da OAB?
Direito Tributário na OAB não é uma escolha óbvia. A disciplina não é extensivamente tratada na faculdade e muitos alunos não se identificam com ela.
Então, por que escolher Direito Tributário na 2ª fase da OAB? Existem bons motivos, veja!
O Direito Tributário é uma área com déficit de profissionais e traz bom retorno financeiro
Você já parou para pensar em qual área paga mais no Direito? Existem boas opções de atuação em muitos segmentos nas iniciativas privada e pública. E uma delas, sem dúvidas, é Direito Tributário.
Por isso, se você tem o desejo de atuar na área, optar por Direito Tributário na OAB 2ª Fase é um caminho natural. Sempre existirá espaço para o advogado tributarista, inclusive em diversos órgãos públicos. O motivo é o baixo número de profissionais na área.
Também por isso, o retorno financeiro para o advogado tributarista é mais alto. O profissional consegue ser bastante atuante e, com isso, se tornar bem-sucedido (ao menos no campo financeiro).
Direito Tributário na OAB é uma das matérias com o menor edital
Se você não tem pretensão de atuar na área, existe outro ótimo motivo para escolher Direito Tributário na OAB 2ª fase: o tamanho do edital. A matéria apresenta um dos menores editais da 2ª etapa do Exame, com peças de fácil identificação e estruturação.
Você sabia que é preciso conhecer somente dois modelos básicos para desafiar qualquer enunciado na prova da disciplina? Por isso, essa pode ser uma opção lógica para garantir sua aprovação.
São poucas opções de peças processuais
Você sabe quais são as peças mais cobradas em Direito Tributário OAB? Pensando em antes e depois da unificação, há uma clara preferência da banca por 5 peças específicas:
- Agravo;
- Apelação;
- Embargos à Execução;
- Mandado de Segurança;
- Repetição de Indébito + Ação Declaratória de Inexistência de Relação Tributária.
Embora menos cobrada, a Exceção de Pré-executividade também pode entrar na lista. Portanto, se você se preparar com foco total nessas peças, terá dado um passo importante para passar na OAB.
Alguns assuntos são mais cobrados
Além das poucas opções de peças processuais, existem assuntos mais cobrados da disciplina! O que estudar em Direito Tributário para a OAB?
Além de não ser uma matéria extensa, a disciplina tem assuntos preferidos pela FGV, como:
- Compensação de tributo e trânsito em julgado, IPI;
- Substituição tributária progressiva, restituição e ICMS;
- Taxa e poder de polícia do Município, fato gerador do ICMS;
- Responsabilidade solidária, base de cálculo e anterioridade, IPTU;
- Imunidade tributária, contribuições sociais e entidades beneficentes;
- Citação na execução fiscal e responsabilidade tributária do administrador pela prática de ato ilícito;
Para estudar, você precisa da Constituição, do CTN e das súmulas do STF e do STJ. Com um bom roteiro de estudos, você será capaz de estudar com profundidade as questões e as peças, considerando a característica multidisciplinar da banca.
Existem cursos preparatórios para auxiliar nos estudos
Por fim, nosso último motivo para escolher Direito Tributário na OAB 2ª Fase é a existência de bons cursos preparatórios para auxiliar nos estudos.
Quem não tem uma matéria preferida e quer aproveitar os benefícios de optar pela área tributarista precisa se preparar de maneira adequada. Isso envolve bons materiais, metodologia estratégia e orientação profissional, que é tudo que um bom curso oferece.
O curso de Direito Tributário para 2ª Fase OAB do Prova da Ordem proporciona uma preparação estratégica e eficaz a partir dos seguintes módulos:
- Módulo inicial: Apresentação dos professores, estudo de edital e roteiro de estudos.
- Módulo 2: Português Jurídico e Produção textual.
- Módulo 3: Direito Material.
- Módulo 4: Método da Aprovação.
- Módulo 5: Prática Jurídica.
- Módulo 6: Questões Discursivas.
- Módulo 7: Simulados para 2ª Fase OAB.
- Módulo 8: Exercícios de Identificação de Peça.
Ao escolher Direito Tributário na OAB, você pode se aproveitar do baixo número de peças e de um estudo guiado aos assuntos mais cobrados. Caso a área seja sua opção de atuação, melhor ainda, certo?
O importante em qualquer caso é fazer uma boa preparação para passar na OAB, o que depende também das pessoas ao seu redor.
Saiba também como conciliar família e estudos para a OAB!