6 Métodos de anotação e técnicas de estudo para OAB

6 Métodos de anotação e técnicas de estudo para OAB

Na preparação para o exame da Ordem, é preciso escolher boas técnicas de estudo OAB para garantir a aprovação. Elas auxiliam o candidato a aprimorar o desempenho e a fixar melhor os conteúdos.

Conheça a seguir 6 métodos de anotação para considerar em sua rotina de estudos!

6 Métodos de anotação e técnicas de estudo para OAB

Você está em busca de formas de manter suas anotações bem organizadas e melhorar seu desempenho nos estudos? Como registrar informações importantes das aulas de modo que elas sirvam para revisar as matérias? 

Existem métodos de anotação que são excelentes técnicas de estudo para OAB. Apontamos 6 delas a seguir!

1. Estrutura de Cornell

O professor Walter Pauk, da Cornell University, nos Estados Unidos, criou em 1950 a estrutura de Cornell. 

O foco desse método de anotação é a revisão de conteúdos. E para adotá-lo, você precisa dividir sua folha com duas linhas verticais e uma horizontal (uma espécie de T invertido na página) para formar três blocos. A informação será disposta da seguinte forma:

  • No bloco da esquerda, escreva dados curtos, como datas e palavras-chave;
  • No bloco da direita, escreva as anotações principais;
  • No bloco inferior, escreva um resumo breve sobre as anotações da página.

2. Estrutura em tópicos

Para quem está estudando com mais tempo, um bom método de anotação é a estrutura em tópicos. Provavelmente você a utilizou na faculdade, certo? 

Basta anotar a informação em uma linha, com travessões. Se houver detalhes específicos, eles serão colocados nos subtópicos.

Assim, você organiza o conteúdo e consegue visualizar pontos principais e secundários. 

Exemplo:

  • Os métodos de anotação são técnicas de estudos OAB eficientes, se bem utilizados, e existem variadas opções para o estudante escolher.
    • Método de Cornell.
    • Estrutura em tópicos, etc.
Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

Conheça as melhores apostilas para a 1ª fase da OAB

Material objetivo e focado nos assuntos mais importantes para passar na OAB. 28 apostilas com mais de 25% de desconto

Saiba mais

3. Estrutura com sentenças e frases

Basicamente, trata-se de ter anotações que deixam o tópico em uma linha separada para auxiliar na absorção da informação e em sua organização.

Em aulas organizadas e densas, como é o caso das aulas para 2ª fase da OAB, existe outro método de anotação interessante: a estrutura com sentenças e frases. 

É melhor do que escrever tudo em um único parágrafo, certo? No final das contas, vai parecer um resumo.

4. Estrutura em linhas gerais

Um dos métodos tradicionais utilizados na preparação de exames é a estrutura em linhas gerais.

Uma parte da folha é dividida em uma linha na vertical e, ao lado esquerdo da linha, você coloca a informação mais geral. No lado direito, anote as informações específicas desse assunto geral. 

Veja um exemplo:

Essa é uma das técnicas de estudo OAB que ajuda a observar pontos principais e secundários e também auxilia na memorização

5. Estrutura com gráficos e tabelas

Está estudando conteúdos que apresentam muitas categorias ou características? A estrutura com gráficos e tabelas pode ser útil se você tiver tempo para se preparar com antecedência.

Isso porque será preciso dividir os conteúdos em categorias, o que demanda ter em mente as divisões necessárias. É o caso de separar leis e regimentos por tabela para as provas de Direito Constitucional ou Penal, por exemplo.

É algo interessante para conteúdos densos, mas use a técnica com sabedoria.

6. Mapa mental

Por fim, uma das mais conhecidas técnicas de estudo OAB é o mapa mental, que mostra a relação entre os conteúdos com setas e diagramas.

Muitos utilizam diversas cores para destacar assuntos, por exemplo. Mas o principal é ter a transição de pontos principais para secundários.

Existem vários métodos de anotação que servem como técnicas de estudo OAB. A escolha é pessoal e deve ser feita a partir da intimidade do candidato com o método.

Veja um mapa mental para 1ª Fase da OAB!