Como conciliar família e estudos para a OAB?
Muitos candidatos têm dificuldades em conciliar família e estudos para a OAB. Especialmente para quem tem filhos pequenos, a demanda é ainda maior. Mas é possível se ancorar exatamente neles para que sejam o diferencial em sua aprovação.
Afinal, você tem alguém por quem lutar! Então vamos juntos aprender algumas ações para conciliar família e estudos para a OAB!
Como conciliar família e estudos para a OAB enquanto o edital não sai?
Nesse período de preparação para a OAB, o candidato ainda não conhece ao certo o edital. No entanto, pode tomar como parâmetro os editais anteriores, considerando as novidades do Exame de Ordem.
Ou seja, já é possível fazer um planejamento e um bom cronograma com base no edital passado. Esse é o primeiro passo para conciliar família e estudos para a OAB.
Planeje sua semana dividindo bem o tempo
Enquanto o edital não sai, você precisa montar um planejamento de modo a conciliar família e estudos para a OAB. É possível, por exemplo, buscar um roteiro considerando o tempo estimado até a próxima prova.
Quem consegue estudar durante a semana pode reservar o final de semana para curtir o(a) companheiro(a) e os filhos. Se você não tem tanto tempo livre, reserve um turno do sábado ou do domingo para estudar.
Porém, a regra nesse cenário é focar qualidade e intensidade. Ou seja:
- Separe um tempo generoso para sua família e dedique esse tempo integralmente a eles.
- Otimize seus estudos, mantendo o foco total e aproveitando cada brecha em sua rotina – como o horário de almoço no trabalho.
Como conciliar família e estudos para a OAB após a publicação do edital?
Após a publicação do edital, o candidato começa uma corrida contra o tempo. Por isso mesmo, tenha em mente que essa é uma fase relativamente curta.
Vamos tomar como exemplo o edital de abertura do 36o Exame de Ordem? Ele foi publicado no dia 9 de agosto de 2022. A 1a fase da OAB está programada para o dia 23 de outubro de 2022. Já a prova prático-profissional será realizada no dia 11 de dezembro de 2022.
Entre a publicação e a 1a fase, você terá cerca de dois meses e meio. É hora de abrir mão de algumas horas do final de semana para se dedicar à preparação. Ficar o sábado e o domingo inteiros com a família, pelos menos durante esses meses, não será possível.
Redimensione seu tempo de estudo
Você é responsável por pegar as crianças na escola ou por dar uma carona para o(a) companheiro(a) na volta do trabalho? É hora de negociar os termos desse curto intervalo para você ter mais tempo de estudo. Se houver outra pessoa que possa ajudá-lo com algumas tarefas, ótimo.
Durante esses dois meses e meio, qualquer ajuda e todo o tempo são bem-vindos! Contudo, nesse sentido, a pressão familiar pode ser grande também. Portanto, para conciliar família e estudos para OAB, pense em pedir férias no trabalho para ficar 100% focado na prova. Se não for possível, aproveite cada segundo para se dedicar ao cronograma.
E, claro, quando estiver no período de descanso, passe tempo de qualidade com a sua família. Desligue-se do Direito Constitucional ou do Código de Ética e esteja presente. Isso também é uma forma de combater a ansiedade.
Dialogue com a família
Uma família que tem o diálogo aberto consegue viver em harmonia. Por isso, se você quer saber como conciliar família e estudos para a OAB, comunique-se. Ninguém merece estudar com barulho na cabeça!
Converse com seu(sua) companheiro(a) sobre seu momento atual, explique que é um “tiro curto” até o dia da prova. Se seus filhos já têm esse entendimento, inclua-os na conversa. Eles compreenderão sua necessidade e os benefícios que sua aprovação pode trazer a todos.
Para conciliar família e estudos para a OAB, o candidato precisa pensar em seu atual momento. Antes da publicação do edital, é possível dedicar mais tempo para companheiro(a) e filhos. Após sua publicação, é hora de foco total. Mas não se esqueça de buscar o ponto de equilíbrio a todo momento.
Conte com a ajuda do blog do curso Prova da Ordem para otimizar seus estudos!