A prova da OAB é difícil?
Será que a prova da OAB é difícil? Escutamos falar com frequência que a taxa de reprovação é alta. Mas será que o motivo é a dificuldade da prova?
A prova da OAB é difícil?
Em 10 anos (entre 2010 e 2019) de Exame de Ordem, tivemos 61% de aprovados. Desse grupo, apenas 40% passaram na primeira tentativa. Cerca de 20% fizeram a prova duas vezes. Esses dados estão presentes no estudo Exame de Ordem em Números.
Isso é suficiente para concluir se a prova da OAB é difícil? Certamente não. É um importante indício, mas não define a complexidade da prova. E o que pode determinar se a prova da OAB é difícil? Acreditamos que existem alguns fatores que interferem na resposta, tais como:
- conhecimento jurídico-acadêmico de cada candidato;
- preparação para a prova;
- perfil do candidato.
A preparação
Uma preparação abrangente e certeira é a chave do sucesso e da aprovação na OAB. A prova da OAB é difícil? Não para quem se prepara de forma adequada. E o que isso envolve? Veja alguns pontos a considerar:
- Conhecer bem as características de cada fase da prova.
- Traçar um roteiro de estudos adequado para cada fase.
- Saber quais são os assuntos mais cobrados no exame.
- Ter disciplina para seguir sua rotina de estudos.
- Priorizar a resolução de questões comentadas.
- Pensar em um curso preparatório.
O candidato que segue essas dicas de preparação não precisa se preocupar com a aquisição do conhecimento jurídico-acadêmico necessário para sua aprovação. Isso será apenas a consequência. Mas aí entra outro fator: o próprio candidato.
O candidato
A prova da OAB é difícil? Como mencionamos, para um candidato que se prepara adequadamente, não. Isso envolve o conhecimento jurídico-acadêmico, seu perfil na preparação e seu comportamento na hora da prova. Sobre o conhecimento, uma boa preparação resolve a questão. Mas e os demais pontos?
Durante a preparação para a prova, o candidato deve encontrar um equilíbrio em sua rotina. Isso significa estudar bem, mas com qualidade, prezando pela saúde física e mental. Na prática, é a melhor maneira de combater a ansiedade nas semanas que antecedem o exame. O lazer e o descanso precisam ter lugar ao lado dos estudos. Mas nem todo mundo dá atenção a esse ponto.
O resultado é chegar na hora da prova estressado e sem condições plenas de realizar um bom exame. Não importa se ele tem conhecimento. Se a ansiedade atacar, a chance de “dar branco” é grande.
Por isso, tenha muito cuidado ao se preparar. Crie uma rotina antiestresse para lidar bem com a ansiedade. Assim, ela não vai atrapalhar na hora da prova. A prova da OAB é difícil? Não para quem tem atenção a esse aspecto também.
Existe uma fase da prova mais difícil?
A 1a fase da OAB é uma prova objetiva de 80 questões. A maioria delas é conceitual, e você precisa apenas conhecer o conceito relacionado. Na teoria, esse tipo de prova é mais tranquilo, pois você já teve contato com os temas em algum momento.
Quando você investe na resolução de questões em sua preparação, a 1a fase se torna bem mais favorável. A prova da OAB é difícil? Não nesse caso. O ponto aqui é saber lidar com o alto volume posto no edital. Um bom roteiro de estudo para a OAB na 1a fase resolve.
Já na 2a fase, você precisa aplicar os conceitos na peça jurídica e nas questões abertas. É um pouco mais difícil? Sim, mas é em uma matéria na qual, em teoria, você tem mais facilidade.
Nesse caso, mesmo alunos bem preparados podem dar o azar de escolher a peça errada. Isso acontece com frequência quando cabem duas peças, mas a banca só aceita uma e não volta atrás. Ainda assim, um bom candidato deve passar na OAB na oportunidade seguinte.
A prova da OAB é difícil? Não é, mas você deve investir em uma preparação técnica e mental adequada.
Quer outras dicas para passar na OAB? Veja no blog do curso Prova da Ordem!