Técnicas de memorização para Exame de Ordem
As técnicas de memorização são tão eficientes na preparação para provas que profissionais de áreas como psicologia comportamental e neurocientistas têm se debruçado em estudar e verificar a eficácia desses métodos e já obtiveram bons resultados.
Sendo assim, para que você obtenha um bom desempenho na prova da OAB, é de suma importância que você conheça e pratique as técnicas de memorização que mais se adaptem à sua forma de aprendizagem e memorização. Saiba mais sobre isso neste post! 🤓
Técnicas de memorização do conteúdo estudado
Acompanhe a seguir 8 técnicas de memorização que irão auxiliar você a se sair bem no Exame de Ordem:
1. Espalhe post-its em seu ambiente de estudo
Uma das técnicas de memorização mais eficientes é espalhar post-its em seu ambiente de estudo, bem como em locais estratégicos da sua casa, tais como quarto, cozinha e sala. Desse modo, a todo instante, você estará visualizando essas informações e exercitando a memorização e o conhecimento.
Você pode colar post-its que contenham palavras-chave sobre o conteúdo e auxiliem você a relembrar as informações. Ainda, pode utilizar post-its com perguntas que façam você recordar o conteúdo estudado.
Esse tipo de dica é muito eficiente para quem possui memória visual. Contudo, caso você tenha mais facilidade de memorização através da escuta, você pode falar em voz alta as palavras-chave.
Além disso, quando você estiver organizando o conteúdo nos post-its, já estará recordando a matéria ao escrever os pequenos resumos. 📜
2. Monte mapas mentais com conteúdo das aulas
Outra ótima técnica é elaborar mapas mentais do conteúdo das aulas a partir do destaque de palavras-chave e associação delas com ilustrações vibrantes e de diferentes cores.
Essa forma de memorização faz muito sucesso, pois o cérebro capta mais rapidamente a palavra-chave e o desenho e retém a informação, enquanto outras técnicas demandam mais tempo para decifrar tópicos e, consequentemente, estimular a memorização do conteúdo.
Sendo assim, você pode tanto realizar um mapa mental que resuma todo o conteúdo estudando e revê-lo frequentemente como também pode espalhar os mapas pela casa, assim como no caso dos post-its, de modo que você visualize as ideias constantemente e de forma mais eficiente. 🏠
3. Faça associações dos temas estudados com imagens
Mais uma das diversas técnicas de memorização é a associação dos temas e conteúdos estudados com imagens. Desse modo, é de suma importância que, além de visualizar figuras e tópicos, você de fato trace mentalmente a vinculação entre esses dois aspectos. Assim, será ainda mais fácil memorizar o conteúdo estudado e se sair bem no exame da OAB. 🖼️
4. Utilize mnemônicos para conhecimentos de fácil memorização
Entre as várias técnicas de memorização, você ainda pode utilizar mnemônicos para resumir grandes quantidades de informações a partir da formulação de frases, palavras ou relações com as letras do dado a ser memorizado.
Por exemplo, caso você tenha dificuldades para recordar os princípios da administração pública, que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, você pode elaborar uma nova palavra a partir da letra inicial de cada princípio (L.I.M.P.E.) e resumir toda a ideia.
Você pode agregar essa técnica tanto para aplicar em seus resumos como espalhar em post-its pela casa e empregar em mapas mentais, por exemplo. 🔤
5. Elaboração de flashcards e resumos dos conteúdos estudados
Outra possibilidade entre as diversas técnicas de memorização é confeccionar flashcards. Os flashcards nada mais são do que papéis que contém uma pergunta de um lado da folha e a resposta no verso.
Sendo assim, você pode retirar os flashcards da bolsa a qualquer momento e em qualquer lugar, como filas de lotéricas e bancos ou congestionamentos do trânsito e começar a responder às questões para si mesmo, bem como pode solicitar que alguém faça as perguntas para você.
Desse modo, além de contar com post-its em casa, você pode contar também com flashcards. Eles podem ser levados para qualquer lugar e, assim, você não irá perder qualquer momento em que possa estar estudando. 📚
6. Grave áudios sobre os seus resumos
Caso você tenha uma memorização mais acústica, a técnica de memorização mais indicada é gravar áudios lendo os resumos produzidos ou até mesmo gravar você explicando para si mesmo o conteúdo da aula.
Desse modo, você pode escutar a gravação várias vezes em casa e, até mesmo, quando estiver na rua, seja para ir ao supermercado ou correr para se exercitar, por exemplo. Assim, poderá exercitar o conhecimento e a memorização do conteúdo para a prova da OAB. 🎙️
7. Explanação do conteúdo em voz alta
Outra técnica de memorização que auxilia muito quem tem facilidade para memorizar através da escuta é explanar o conteúdo em voz alta, clara, em bom tom e numa velocidade adequada. Assim, você exercita a escuta e retoma todo o conteúdo. Além disso, explicar um conteúdo, mesmo que para si próprio, é sinal de que você entendeu a matéria. Isso se explica pois, quando nossa compreensão de um tema é deficiente, não conseguimos executar a habilidade de explanação.
Portanto, caso você não esteja conseguindo executar essa dica, é sinal de que você deve retomar os estudos de forma mais aprofundada para sanar qualquer dúvida que reste sobre o conteúdo da prova. 🗣️
8. Teste constantemente seus conhecimentos
Por fim, nada mais eficiente do que a boa prática de realizar exercícios e resolver questões comentadas. Para isso, busque livros de exercícios ou atividades na internet que contenham respostas comentadas, de forma que você exercite o conhecimento, memorize o conteúdo e tire eventuais dúvidas.
A técnica de erro e acerto é muito eficiente! Ao responder a questões semelhantes às da prova da OAB, você já estará treinando, também, o tempo que irá dedicar para resolver cada questão. Assim, você se prepara melhor para o dia da prova. ✔️
Essas foram as principais dicas de técnicas de memorização para que você se saia bem no Exame de Ordem! Se gostou do post, continue acompanhando o nosso site e fique por dentro de outras dicas!