Alimentação voltada para melhor rendimento no Exame da OAB
No Exame de Ordem, você fica durante 05 horas, em uma só posição, realizando uma única tarefa, tentando extrair o máximo da mente e alcançar pontuação suficiente para aprovação.
Para suportar esse processo, além do preparo intelectual, seu corpo precisa estar em perfeitas condições.
Sem tomar a devida cautela, durante a prova você pode sentir cansaço, sonolência, ter brancos e acabar perdendo questões por erros bobos que não aconteceriam se você estivesse 100% naquele momento.
Dessa forma, se isso já aconteceu com você, saiba que cuidando da alimentação o seu rendimento pode melhorar bastante. Pode ser o detalhe que está faltando para fechar a nota.
Por isso, a seguir trago algumas considerações sobre a alimentação antes e durante a prova para que você se previna. 😋
Alimentação antes da prova da OAB
Ao falar de alimentação antes da prova, não se está tratando apenas do dia anterior ao de sua aplicação, mas, de todo período que lhe precede.
Se você mantiver uma alimentação equilibrada durante sua preparação, a absorção do conteúdo e seu rendimento também serão melhores.
Por isso, quanto antes você começar, melhor para seu rendimento.
Vejamos algumas sugestões de alimentos para inserir em seu cardápio durante essa etapa.
Opte por cereais integrais
Sua capacidade de concentração está diretamente ligada com o fornecimento adequado de energia, mais especificamente através da glicose que é levada ao seu cérebro através da corrente sanguínea.
Segundo os neurobiólogos, as células usam a glicose como fonte de energia e intermediário metabólico.
E você poderá encontrar glicose de qualidade nos alimentos integrais, que irão liberá-la lentamente na sua corrente sanguínea, mantendo você mentalmente alerta durante o dia todo.
Opte por cereais “marrons” 🍲, encontrado em pães 🥖 e massas integrais.
Peixes gordos
Isso mesmo, você não leu errado. Estamos indicando o consumo de peixes gordos 🐟, embora o mais apropriado talvez fosse dizer gordura de peixe.
Segundo o EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar), os ácidos graxos, como o ômega-3, são essenciais para a manutenção e promoção da saúde, sendo que o corpo humano não pode produzi-lo. O ômega-3 é encontrado em peixes gordurosos, como é o caso do salmão, atum, truta, cavala, sardinha e outros.
Dentre os benefícios provenientes do consumo de ômega-3, podemos citar:
- melhora as funções cerebrais;
- redução do estresse;
- redução do LDL (colesterol ruim);
- melhora na circulação sanguínea;
- maior estabilidade cardíaca;
- controle da pressão arterial;
- combate inflamações;
- ajuda a reduzir os efeitos colaterais da TPM nas mulheres;
- auxilia na manutenção dos níveis de testosterona.
Outras boas fontes desse precioso nutriente são: a semente de linho (linhaça); óleo de soja; sementes de abóbora; óleo de noz e grãos de soja.
Frutas e Verduras
Segundo o Instituto Salk da Califórnia (EUA), fisetina é um flavonoide considerado fundamental para manter sua memória jovem, devido sua função de estímulo à formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e seu fortalecimento.
Este composto natural auxiliará na comunicação intraneural, aumentando também sua capacidade de pensar, concentrar, aprender e memorizar.
Algumas frutas são ricas em fisetina, como é o caso do morango 🍓, pêssego 🍑, uva 🍇, kiwi 🥝, tomate 🍅 e maçã 🍎. Você também pode encontrá-la nos seguintes vegetais: cebola e espinafre.
Alimentação durante a prova da OAB
A alimentação durante a prova é um tópico que merece sua total atenção. No dia do Exame de Ordem já vimos de tudo: desde pequenos lanches e guloseimas, até uma preparação digna de uma guerra!
Há quem não leve nada além de água, mas isso está longe do ideal. Vejamos o que você pode levar no dia da prova para fazer diferença real no seu desempenho.
Muita Vitamina C
A vitamina C tem o poder de aumentar a agilidade mental.
Ou seja, você pensará mais rápido.
Ótimas fontes dessa vitamina:
Frutas: abacaxi 🍍, acerola, goiaba, laranja 🍊, limão, tangerina, kiwi 🥝, caju e morango 🍓.
No dia da prova, você pode levar um suco natural de qualquer uma dessas frutas.
Chocolate
O chocolate 🍫 é o alimento predominante nos dias de prova, praticamente uma unanimidade entre os examinandos.
Apesar disso, muitos desconhecem suas propriedades benéficas ao corpo humano. O chocolate é uma ótima fonte de energia que, com uma boa hidratação, irá lhe ajudará a manter o ritmo de prova.
No chocolate amargo, que possui maior percentual de cacau e menos açúcar em sua composição, também estão presentes compostos bioativos conhecidos como flavonoide, que melhoram a memória e velocidade de raciocínio.
Mas a sua principal ação e razão pela qual deve ser levado no dia da prova é que ele possui substâncias que podem melhorar o bem-estar mental, o humor e o relaxamento, diminuindo a ansiedade e o stress. Isso ocorre devido ao fato do chocolate ser rico em triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina no cérebro.
Vale ressaltar que os mesmos benefícios não foram encontrados no chocolate ao leite e branco.
Apesar das vantagens no consumo dessa guloseima, lembramos que o chocolate é um alimento rico em calorias. Então seja razoável.
Caso você tenha algum problema com a ingestão de doces, o chocolate pode ser substituído por uma barra de cereal, que trará sensação de saciedade e garantirá que você não perca a concentração na hora da prova.
Água
Mesmo levando suco para garantir a ingestão de vitamina C, sugerimos que você leve também uma garrafinha d’água (🍶) para hidratação no decorrer da prova. No Durante o exame, beba água a cada 20-30 minutos ou sempre que sentir necessidade.
Sugestão de cardápio para o dia da prova
☕ Café da Manhã
- Pão integral, cereais ou granola
- Leite ou iogurte desnatado
- Queijo branco ou geleia
- Linhaça
🍴 Almoço
- Arroz integral ou macarrão integral (maior tempo de saciedade)
- Peixe ou frango, assado ou grelhado.
- Salada (à vontade)
- Fruta de sobremesa
Atenção: Evite frituras em seu almoço!
Com isso você estará com uma dieta adequada para sua preparação para Exame de Ordem e fará uma prova com muito mais possibilidade de êxito.
Se tiver alguma dica ou sugestão de algum alimento em especial, não esqueça de nos enviar através dos comentários, ok?
Importante: as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, sendo imprescindível a consulta de um nutricionista para elaboração de uma plano alimentar individualizado para suas necessidades.
Confira também:
👉 Confira como aumentar o seu aproveitamento nos estudos.
👉 Deu Branco na Hora da Prova? Confira essas dicas para relembrar o conteúdo estudado.
👉 Cinco Dicas para Estudar Matérias que Odeia
Referências:
[1] Conselho Europeu de Informação Alimentar. Acesso em: 26 nov. 2019.
[2] GLICOSE. Wikipédia, a enciclopédia livre. Acesso em: 26 nov. 2019
[3] CURRAIS, Antonio et al. Natural plant compound prevents Alzheimer’s disease in mice: A daily dose of the antioxidant fisetin keeps mice—even those with genetic mutations linked to Alzheimer’s—from experiencing memory and learning deficits as they age.. 2014. Antonio Currais, Marguerite Prior, Richard Dargusch, Aaron Armando, Jennifer Ehren, David Schubert, Oswald Quehenberger, Pamela Maher. Acesso em: 26 nov. 2019.